terça-feira, 11 de setembro de 2012

NO PRESENTE, MENSAGENS INTELIGENTES

Fiz esse título para rimar. É que ontem, quando embarquei para Brasília, antes de passar pelo detector de metais, vi um painel eletrônico com uma publicidade do HSBC. E a frase genial, de um autor anônimo, muito inspirado e muito visionário:


NO FUTURO, 
EDUCAÇÃO FINANCEIRA SERÁ 
O MELHOR INVESTIMENTO.

Alguém suspeita o quanto eu queria ter inventado isso? Poucas palavras e uma perspectiva imensa que se abre, alinhada com tendências internacionais, práticas sustentáveis, e tudo o que o porvir anuncia.

Procurei pela mensagem nas redes sociais, mas não encontrei. Ela vem acompanhada de uma nota de dólar animado. Se alguém souber como eu faço para chegar até ela, por favor, me ajude! A ideia é usar essa mensagem do HSBC como recurso didático em um curso que vai acontecer dia 8 de outubro, em Belo Horizonte.

O melhor investimento

Alguém tem dúvida de que educação é o melhor investimento? Mas - sinceramente - você está convencido de que precisa adquirir conhecimento especializado em administração financeira? A maioria das pessoas ainda não tem essa percepção. Isso vai mudar. Pode demorar, mas é um processo irreversível, como usar cinto de segurança.

Disciplina depende de hábitos, de atitudes, de estímulos. Quando, em 2007, o Brasil implantou a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), eu nem sonhava que um dia ela estaria se naturalizando como hoje pode ser observado. Cultura é um processo que acontece de forma lenta. Vai enraizando, vai fortalecendo.

Logo, logo, estará grafitada nos muros das cidades! Logo, logo estará em todas as escolas, nas letras das músicas. Logo, logo, nas telas dos cinemas, nas novelas. Eu hoje estou muito otimista. Porque, mesmo duvidando de vez em quando, como todo mundo, eu vou perseguindo os sinais que surgem no meu caminho e eles apontam para o mesmo sentido: a produção de riqueza em escala. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário