domingo, 2 de setembro de 2012

O SONHO OBRIGA O HOMEM A PENSAR


Não fui aluna de Milton Santos. Assisti a algumas de suas palestras. Li alguns de seus livros.   E aprendi a ser uma admiradora de seu espírito libertário.

Sonhadores, às vezes, não se dão conta do quanto a realidade é transformada pela atitude de sonhar. Envolvidos com o próprio sonho, vão criando testes para detecção de câncer, como Jack Andraka, ensinando os alunos a melhorarem as próprias escolas, como Isadora Faber, descobrindo mais eficiência para a captação da energia solar, como Aidan Dwyer

Ninguém avisou a eles - que têm entre 13 e 15 anos de idade - que sonhar era intangível. Sem essa advertência tão irreal quanto o sonho, eles transpuseram o pensamento criador para a realidade. Como Shakespeare nos ensinava: "Somos feitos do mesmo material que os sonhos". Quer outra referência? Gil Giardelli:
" Atualmente, milhares de heróis anônimos já estão construindo uma nova economia, uma nova sociedade, novos pensamentos, novos modelos de negócios. Não há regras que expliquem por onde devemos começar, ou como devemos prosseguir. Para mim, a coisa mais extraordinária, desde o advento da Revolução Industrial, é o fato de que estamos reescrevendo as novas tendências tecnológicas, econômicas e sociais. Utilizamos isso como o maior palco de participação e compartilhamento já visto na história. Toda dessa mudança está intimamente ligada à forma como as pessoas passam a se relacionar com o mundo e, particularmente com outras pessoas, marcas e produtos". (Você é o que você compartilha, p. 43)
Houve um tempo, não muito distante, quando sonho era considerado subversão. Eu vivi o fim daquela história. E pude acompanhar o começo desta outra que Gil Giardelli retrata e que tem muita energia de sonhadores como Antônio Gramsci, Milton Santos, Octávio Ianni e tantos outros agentes de transformação social.

Por isso, quando escrevo sobre Educação Previdenciária, é difícil eu me sentir sozinha. Sei que o assunto parece novo, mas tem muita gente inspirada que já entendia e falava dessa história por meio de outros sonhos, que eu conheci e por meio dos quais eu cartografei meu jeito de transitar pelo meu mundo. 

E o que outras pessoas e eu penso e escrevo aqui no blog sobre Educação Previdenciária virou conteúdo de revista. Está vendo aí na traja azul que encabeça a imagem de capa da Fundos de Pensão 381? A EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA AGREGA VALOR é o título da matéria publicada nas páginas 87, 88 e 89 desta edição. "Viver significa tomar partido" e "O sonho obriga o homem a pensar". O meu partido é o de um mundo melhor, pelos caminhos da Educação e da Comunicação, sempre! Quem puder prestigiar com a leitura, desde já, eu agradeço imensamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário