segunda-feira, 15 de outubro de 2012

15 DE OUTUBRO: DIA DO PROFESSOR

Eu sou uma criatura grata a todos os que assumem o papel formal e informal de professor na minha vida. Faço referência e procuro sempre indicar autores e atores que protagonizam esse papel com inquestionável autoridade e desenvoltura. São inumeráveis!

Entretanto, acho a sociedade de maneira geral bastante insensível a esses agentes de transformação social, ainda que transfira ativamente a eles a responsabilidade pelo compartilhamento da informação e do conhecimento - acumulada ainda da educação de valores e princípios morais. Tarefa de Titã!

Acho lamentável que poucos pais não se importem que os filhos escolham a carreira de professor. Acho triste a política de Educação sempre focada a construção de mais escolas, sem um imprescindível trabalho de preservação desse patrimônio. Porque as escolas públicas são invariavelmente vítimas de degradação, desgaste e depredação. A sociedade não reconhece e não protege aquilo que reclama e conquista! A educação é irmã do reconhecimento. Sem eles, existem apenas dados dissociados e pobremente articulados numa pseudoconstrução do conhecimento. A educação tem uma dimensão humana de amor!

Portanto, hoje, eu agradeço a todos aqueles que - por sua paciência, dedicação, inspiração, orientação - me ajudaram a reconhecer meu caminho e minha capacidade de transformar o mundo. Muitas vezes, esse papel foi assumido também por alunos, porque a alternância é uma manifestação própria do processo de troca estabelecida pela comunicação muito presente e intensa na minha vida.

Uma coisa é certa: o caminho que eu há anos estou descobrindo é cheio de surpresas. Os professores mostram possibilidades. Mas a aventura é sempre do indivíduo. Por isso, quanto mais eu avanço, mais descubro capacidades desconhecidas e um mundo sempre novo para eu me aventurar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário