domingo, 14 de outubro de 2012

CONGRESSO: CONTAGEM REGRESSIVA


Na próxima semana, dias 24, 25 e 26, será realizado o 33º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão (clique aqui), em São Paulo. A contagem da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar já registrava quase 1.500 pessoas inscritas (clique aqui). Meu otimismo faz crer que esse número vai ficar muito próximo de duas mil. Porque Congresso significa altos teores de conteúdo concentrado. E Transição para um novo tempo não se trata de força de expressão. 

O Brasil está mudando. FUNPRESP, redução de taxa de juros, aumento da longevidade, economia aquecida num mundo em crise (Grécia, Espanha, Itália). Fatos que impactam processos, rotinas, estratégias dos profissionais de Previdência Complementar que, em razão da Educação Previdenciária, cada vez mais se percebem como agentes de transformação social. E isso é uma responsabilidade imensa, porque - além de complementação de aposentadorias - existe um compromisso com o despertar da consciência de empregadores e empregados sobre a necessidade de sustentabilidade do poder de consumo em todas as etapas da vida. Tem um compromisso de esclarecer à sociedade a importância da poupança interna em escala individual e coletiva.

O discurso pode até parecer simples, mas a transformação do comportamento é mais complexa. As PESSOAS precisam criar hábitos disciplinados em relação à proteção financeira; e  essa consciência, como tudo em Previdência Complementar, também exige um tempo estendido para se consolidar.

Como será o amanhã?

A canção responde a essa pergunta com uma evasiva: Quem sabe é Deus! Mas os especialistas que participarão do Congresso podem dar pistas bem bacanas sobre as surpresas do porvir.

Como meu papel nesta história é perguntar, andei trabalhando duro e ainda vou finalizar muitas muitas muitas perguntas para quem eu encontrar no meio de duas mil pessoas na próxima semana!

Como profissional, estou com a cabeça fervendo de curiosidade. Como ser humano, estou, desde agora, estou com aquele frio na barriga involuntário e com o coração aos saltos de entusiasmo. Como cidadã, estou com a esperança de que essas duas mil pessoas possam sintonizar a frequência, atrair e projetar o melhor. Ah! Apelo descarado para a Física Quântica?  Mas é claro! Porque - além de todo o trabalho de comunicação que será feito para alinhamento, reflexão, sensibilização - é preciso contar também com as soluções inovadoras, que precisam ser desencadeadas a partir desses estímulos todos! É assim que se evolui e se leva as pessoas a evoluírem. É assim que se faz a transição, se prepara e transforma o mundo e as pessoas para viverem melhor os novos tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário