domingo, 7 de outubro de 2012

A BELO HORIZONTE E ALÉM!

Hoje à tarde, chego em Belo Horizonte. Emprestei o lema daquele personagem de animação, o Buzz Lightyear (clique aqui), mas precisei adaptar, para começar a me aclimatar, antes de deixar São Paulo, pelos próximos dias. O lema original, você lembra é "ao infinito e além"! Daí a minha versão fica: a Belo Horizonte e além!

Bom, mas é assim! Quando eu mochilava, ia a BH, visitar os amigos e comemorar com muita categoria. Também passei Carnaval em Ouro Preto e Mariana. Agora estou indo trabalhar. Mas a febre continua do mesmo jeito! São engraçados os apelos que moldam nossos sentimentos e pensamentos! Já notou isso?

A música do povo do Clube da Esquina era trilha sonora quando eu mochilava. Faz parte do meu repertório, como Sagarana e Corpo de Baile, de Guimarães Rosa. Livros que li e emprestei. Não estão mais fisicamente comigo. Mas compõem meu DNA.

Engraçado que nesta semana eu publiquei um post sobre como as PESSOAS podem subverter uma ideia proposta por uma campanha de comunicação institucional de uma empresa experiente como a Coca-Cola.

Daí, para fazer este post, terminei descobrindo como esse mesmo espírito subversivo, espontâneo, divertido pode expressar uma cultura, uma identidade social.

Este ano eu já havia postado sobre Educação Financeira feita por Antônio Eustáquio, o Rei da Cachaça, em Salinas. Eu já postei sobre Inhotim - Instituto de Arte Contemporânea e Jardim Botânico - e a questão da experiência de uso da Previdência Complementar.

Agora estou indo para BH, falar de Educação Previdenciária para profissionais de Angola, num programa preparado e coordenado pela Atest Consultoria Atuarial! Você pode nem acreditar, mas Física Quântica tem umas reflexões bacanas sobre Lei da Atração! 

Na quinta-feira eu escrevi sobre rede de interdependência. Ontem eu escrevi sobre tecido, imagem similar, expressão que não é minha, mas do filósofo da linguagem Mikhail Bakthin (clique aqui). Ele a usava para explicar a polifonia de sentidos, a polissemia, que a linguagem assume no contexto cultural. Também é dele também concepção da  linguagem antecedendo e antecipando os todos os fenômenos sociais. Uma inspiração!

Hoje, entretanto, talvez possa usar um termo emprestado da Teoria Sistêmica, que é da Biologia, ou a super-simetria da própria Física, para dizer que nem sempre eu entendo essa melodia que reúne tantos elementos num mesmo processo evolutivo. Mas eu, cada vez mais, estou sensível à sua inquestionável PRESENÇA. Esta é a minha reza! Hoje é domingo. Hoje eu posso. Graças a Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário