
Sir Ken Robinson que, entre outras atividades, é consultor internacional em Educação. Na TED, ele combina em sua análise educação e criatividade. "É papel da educação nos conduzir ao futuro misterioso. [...] Criatividade é tão importante quanto a alfabetização". Ele também fala da importância de soluções imprevisíveis, da não estigmatização do erro nos ambientes criativos. Entretanto, a sociedade inteira ainda está muito condicionada aos modelos cartesianos de educação. O resultado? Inflação de diplomas. "Nos próximos 30 anos, de acordo com a UNESCO, mais gente ao redor do mundo irá se formar, através da educação, do que desde o princípio da história.[...] De repente, um diploma não vale mais nada. [...] Garotos com diploma estão voltando para casa para jogar videogame, porque pedem mestrado para trabalho que necessitava de bacharelado e doutorado para trabalho que necessitava de mestrado". A educação está nos mostrando que o caminho que percorremos desde o século XIX está saturado. A legitimação da criatividade é uma oportunidade e uma possibilidade de fazer um caminho melhor para educar quem está entrando na escola agora e que em 2065 deverá se aposentar. Mas o futuro, o futuro é pura imprevisibilidade.

Lucimar Carvalho, gerente de remuneração da Hay Group, falando de pesquisa salarial, comenta a importância da interpretação e análise qualitativa dos resultados quantitativos. O que isso quer dizer? Que os números são estratégicos se associados a uma produção parruda de sentido. Isso é música para os meus ouvidos. Houve um tempo em que só os números bastavam. Eles eram considerados argumento por excelência. Foi por isso que dediquei meu mestrado a analisar não a precisão, mas a relatividade desse tipo de informação, principalmente quando ela está isolada.
O dado, por si só, não basta. O que estabelece sentido são as articulações construídas a partir do dado. E, para isso, é preciso ter paciência e fôlego capazes de esboçar tendências, criar contextos e conceitos, desenhar conclusões com alguma lógica. O profissional que sabe fazer tudo isso também é mais efetivo nos resultados de suas estratégias.
Paulo Roberto Xavier, gerente de Projetos do Grupisa, finalmente, fala de remuneração variável como realidade instalada, fator de motivação, produtividade e emancipação. A flexibilização das estruturas institucionais não pode mais ser adiada. As tecnologias mudaram a relação entre as PESSOAS e o mundo. O fato é: novos instrumentos de gestão precisam ser criados para aproveitar a capacidade das pessoas para serem criativas. Novos instrumentos de gestão precisam ser desenvolvidos para dar tangibilidade à criatividade!
Para finalizar, cabe dizer que não é só a criatividade que transforma e merece destaque dentro de um novo paradigma educativo e evolutivo. Decisões e atitudes de compartilhamento favoráveis à proteção comum também!
Hoje a Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP) publicou pelo Facebook uma iniciativa exemplar da Fundação CEEE que vai produzir um memorial sobre ações judiciais contra o contrato previdenciário.
Dado o caráter de prestação de serviço de utilidade pública e proteção do patrimônio previdenciário dos participantes e do trabalho das demais Entidades Fechadas de Previdência Complementar, a minha dúvida é legítima e óbvia: qual o preço e o valor de um trabalho dessa categoria que deve beneficiar o Sistema de forma generalizada e ainda educar muitos operadores do Direito em exercício no país?
Links
Clique aqui para acessar o website de Sir Ken Robinson
Clique aqui para assistir à TED de Sir Ken Robinson
Nenhum comentário:
Postar um comentário