segunda-feira, 29 de outubro de 2012

TUDO JUNTO E AO MESMO TEMPO

Ah! Mas é isso mesmo um Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão. Muitas coisas que se complementam e só depois de experimentadas podem ser encadeadas em seus sentidos, significados, interpretações. A minha tão amada interdependência! Sobre a qual eu já escrevi tantas vezes, mas nem por isso deixo de amar e lembrar.

Faz bem para a minha alma pensar que tudo é tão imenso e que as coisas acontecem, independentemente de nós.

Uma das construções mais bonitas que o Congresso abriga é a migração de jovens estudantes. A exemplo das aves, eles seguem seu líder, o professor Ivan Sant'Ana Ernandes (PUC/MG). Eles saem de Belo Horizonte, rumo a Olinda, Curitiba, Floripa, São Paulo. Alguns são de Angola, Moçambique, Guiné Bissau. Olhe a foto, eles estão lá! Atravessam o Atlântico, atrás de informações, conhecimento, notícias, das práticas positivas que criamos e implantamos para viabilizar Previdência Complementar no Brasil.

Eu não tenho as estatísticas mas, no olhômetro, o grupo está crescendo! E, para quem ainda não leu, a Revista Fundos de Pensão traz um artigo muito provocativo do professor Ivan Sant'Ana Ernandes: Exposição a Riscos ou Obediência a Regras?. Vale ler e conferir essa reflexão instigante sobre o estágio de maturidade do posicionamento técnico no Sistema de Previdência Complementar.

Na mesma revista, a matéria Curso de Contabilidade destina-se a todos os profissionais de alto nível traz outro professor da PUC/MG, Geraldo de Assis Júnior. Os dois professores integram o Programa de Educação da ABRAPP. Mas Geraldo foi o grande idealizador e responsável pela implantação de Contabilidade para Fundos de Pensão na modalidade de Educação a Distância (EaD), lançado em julho de 2012. A foto revela o momento em que Geraldo ensina: "A Contabilidade é o coração das EFPC". Eu não assisti à palestra relâmpago que ele ministrou no Congresso, mas acompanho os cursos na modalidade presencial. Por isso, e porque sou fã, sei parte do texto que ele faz quando projeta esse slide para os cursistas.






















Tempo certo para tudo

Há tempos tenho pontuado - com base nas palestras que acompanho e nas reflexões que faço junto dessas PESSOAS - a mudança no mercado de mão-de-obra especializada em Previdência Complementar. As experiências do Congresso reiteram sobremaneira essa percepção. Claro! Tudo tem que ser observado e rearticulado numa costura, numa leitura individual. A minha é assumidamente tiete e otimista do trabalho autoral desses Titãs!

Na minha leitura, tudo se junta, inclusive a iniciativa da ABRAPP junto ao MEC para que a Previdência Complementar seja disciplina nos cursos de graduação de Direito, Administração de Empresas e Finanças!

Preparem-se formadores de mão-de-obra qualificada! Arregacem as mangas, porque 2013 tem muita demanda para quem está de coração e mente plugado nos movimentos deste vigoroso Sistema que movimenta e economia e protege pessoas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário