sexta-feira, 5 de outubro de 2012

PRÓXIMA VIAGEM: BH - CONEXÃO ATEST/ANGOLA


Pergunta: o que faz um grupo de PESSOAS atravessar o Oceano Atlântico com destino a Belo Horizonte? 
Resposta: Educação Previdenciária!
Eles estão aqui desde o dia 2 de outubro, num curso preparado com muito capricho pela Atest Consultoria Atuarial, empresa capitaneada pelo professor Ivan Sant'Ana Ernandes (PUC/MG e tutor do Programa de Educação da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar - ABRAPP). A grade do treinamento inclui os módulos:
1. Sistema Previdenciário Brasileiro
2. Investimentos dos Fundos de Pensão
3. Contabilidade
4. Matemática Financeira
5. Educação Previdenciária
6. Atuária nos Fundos de Pensão
7. Gestão nos Fundos de Pensão
8. Visitas técnicas monitoradas

Além do professor Ivan Sant'Ana Ernandes, o time luminares responsável pela condução desse treinamento é formado por Antônio Carlos Bastos, Geraldo Assis de Souza Jr., Nivaldo Cândido de Oliveira Jr., Ana Christina Lamonier de Sá e Sérgio Ribeiro.  

Os cursistas  integram a equipe técnica da Empresa Nacional de Electricidade, de Angola.

Navegar é preciso!

Deu para notar que faltou uma tutora ali no meio das estrelas nomeadas? É porque a responsável pelo módulo de Educação Previdenciária sou eu, Eliane Miraglia, escriba deste blog!

Há dias, estou num entusiasmo sem tamanho! Porque planejar o curso é uma tarefa de seleção muito complexa. "Navegar é preciso", como diz Fernando Pessoa. Então, eu sei que devo mostrar o tema da melhor forma, pela melhor perspectiva, compartilhar um panorama de tudo aquilo que as Entidades Fechadas de Previdência Complementar produziram nos últimos três anos. Mas, como o mesmo Pessoa arremata, "viver não é preciso", então é um dilema editar uma paixão. É uma tarefa imprecisa. A escolha de Sofia. Porque eu sou fascinada por essa matéria e queria, como sempre, que Educação Previdenciária apaixonasse mais corações e mentes.

Olha lá na foto: o professor Ivan Sant'Ana Ernandes, capitão desta aventura que será encerrada somente no 33° Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, em São Paulo, no final de outubro. O grupo veio determinado a aproveitar TODAS as oportunidades de aprendizagem. Por isso, já conquistou meu coração e a minha mente!

Porque é assim mesmo que acontece na comunicação. Existe uma alternância muito intensa de papéis. E o ideal é naturalizar o processo de tal maneira que as fronteiras se apaguem para favorecer o crescimento e a evolução comum. A minha mala já está pronta! Embarco no domingo. E eu já ganhei meu presente antecipado de Dia das Crianças... Ah! Cara pálida, você pode até querer me chamar à razão... Mas garanto que vai enfrentar um problema sem tamanho para convencer meu coração de qualquer coisa diferente do entusiasmo que estou sentindo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário