domingo, 18 de novembro de 2012

3% SÃO SÓ A SEMENTE

Sim! Vou continuar escrevendo sobre Leonardo Boff. Talvez seja o último post até que eu leia outro livro dele. Agora vou aproveitar o incentivo de Rosana Rocha, da Sentire, e ler teoria sobre as redes sociais. Claro! Vou compartilhar minhas impressões aqui.

Aliás, deu para perceber a convergência entre as idéias de Leonardo Boff, Gil Giardelli e Clay Shirky? Eu vivo referenciando esses caras aqui. Eles são genais e têm bom coração! Está em cada palavra que escrevem.

Cara pálida, mas você deve estar querendo saber por que eu fiz um título com estatística, não é mesmo? Os indicadores, sempre! Bom, vamos lá: 3% são a porcentagem dos brasileiros com Previdência Complementar Fechada! E você vai me dizer, com razão: - Mas o Brasil tem quase 191 milhões de PESSOAS. Então, 3% parecem pouco! Só que essa semente é responsável por uma poupança da ordem de 17% do Produto Interno Bruto (PIB) Nacional! E como esses números se relacionam com o pensamento de Leonardo Boff?

"Precisamos crer na força revolucionária da semente". 

Leonardo Boff dedicou um capítulo de seu livro Civilização Planetária para tratar da força dos pequenos. Claro que ele não estava falando dos participantes dos fundos de pensão. Mas, trabalhar com Comunicação e Educação Previdenciária impõe observar sempre e criar pontes que estabeleçam contato entre o átomo e o cosmo. Como propõe Boff, este exercício desenvolve "a consciência de que somos um projeto infinito".


E o compromisso com a ideia de prevenção, previdência precisa ser cada vez mais estimulada. Em 2009, Stephen Kanitz publicou que 90 milhões de brasileiros tinham pouco, mas faziam poupança. Isso apesar do trauma do confisco do Plano Collor (clique aqui). Dados mais recentes mostram que 19% da população poupa (clique aqui). Poupar é bom para o indivíduo e para o país. Você certamente está atento aos índices 36% de desemprego na Espanha e mesmo nos Estados Unidos, certo? E entendeu a proposta da Cúpula Ibero-Americana à presidente Dilma Rousseff para facilitar a entrada de espanhóis e portugueses no Brasil (clique aqui)? 

Quando Collor confiscou a poupança dos brasileiros dava para imaginar que - no futuro não tão distante - o Brasil estaria nessa posição politico-econômica, apesar do muito que há para fazer aqui?

"Mas isso somente terá futuro se nós estivermos convencidos da justeza desta causa e teimosamente a construirmos dia a dia".

A Previdência Complementar - especialmente a Fechada - sem dúvida, oferece resultados melhores do que a maioria dos investimentos que o trabalhador pode fazer em planejamento estruturado de vida. É mais do que poupança. É um design de futuro! Porque inclui uma atitude sustentável, que está especificada em toda a Carta da Terra, que Leonardo Boff prega.

E ninguém ignora as contas: se 3% acumulam uma poupança equivalente 17% do PIB, qual o potencial de ampliação desses números, com um pouco de incentivo e Educação Previdenciária? A atitude previdenciária - por enquanto - é vantagem para trabalhadores que ganham acima de três Salários Mínimos. Por isso, é importante que tanto empregados quanto empregadores desenvolvam esta proteção social que torna o país economicamente mais forte e atraente, que estabiliza o mercado de empregos, com capacidade inclusive para, talvez, socorrer países em crise.


"A universalidade somente se dá na conjugação dos particulares concretos que se respeitam, se apreciam, entram em diálogos e juntos aprendem o mistério da vida e do mundo e colocam-se a seu serviço. Realizam a dos pontos em comum que lhes permitem caminhar juntos, respeitando as diferenças próprias, sem deixar que sejam compreendidas como desigualdades". (Leonardo Boff in Civilização Planetária).
Quem trabalha com Comunicação e Educação, quem trabalha com outras áreas do conhecimento não têm o luxo de ficar alheio a esse jogo de somar e multiplicar, não pode se manter impermeável ao apelo de Boff à sociodemocracia cósmica: 


"Façamos o voo da libertação. E arrastemos outros conosco [...] Todo indivíduo, família, organização e comunidade têm um papel vital a desempenhar. As artes, as ciências, as religiões, as instituições educativas, os meios de comunicação, as empresas, as organizações não-governamentais, os governos são todos chamados a oferecer uma liderança criativa. A parceria entre governo, sociedade civil e empresas é essencial para uma governabilidade efetiva". (Leonardo Boff in Civilização Planetária).

Nenhum comentário:

Postar um comentário