terça-feira, 27 de novembro de 2012

EFICIÊNCIA FINANCEIRA ESTIMULA A GOVERNANÇA


Tudo bem! Você até acessou o  post de ontem, leu, reconheceu o sentido, mas achou sem apelo, né? Você esperava alguma coisa que lhe desse aquela certeza de que, quando tudo está junto e misturado, na sempre tumultuada rotina, optar por entre um ou outro posicionamento pode dar mais vantagem competitiva.

Muito bem, cara pálida! Então, vamos fazer um trato. Eu coloco mais um apelo aqui e, gostando ou não do recado, você vai compartilhar a mensagem, ok? Como? Pelo seu Facebook, clicando no ícone do Google+ no menu do final do post, assinando como meu seguidor (eu só tenho 15 fiéis seguidores por enquanto), sei lá! Você vai encontrar a sua solução por meio de uma atitude de multiplicador, ok? Qual o propósito? Você me ajuda, em troca da informação. Porque é assim que se cria e fortalece uma cultura também! 

A minha intuição, mais o que eu posso acompanhar pelas estatísticas do blog é que a consciência sobre o poder de atitude em relação ao posicionamento, visibilidade e relacionamento em escala ainda pode ser mais desenvolvido, afinal o brasileiro é reconhecido por sua desenvoltura. 

Aula relâmpago

Bom, eu entendo que só conceito não sustenta a gestão. Por isso, vale retomar uma aula muito rápida que explica a conexão entre qualidade do relacionamento e resultado financeiro. Claro! Você que está planejando sua gestão em 2013, precisa priorizar escolhas. Pode ser que - por exemplo - decida por capacitação técnica e governança. Então, quais são os indicadores que precisam ser acompanhados, para comprovar o resultado dessas decisões? O depoimento é de Alexandre Roberto Diogo de Oliveira, do Instituto Brasileiro de Relações com o Cliente (IBRC).



Ontem, quando eu citei profissionais e instituições que tratam da governança, por descuido, omiti a Associação Brasileiras das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP). Depois que o post já estava publicado, eu fiquei pensando em como fazer com que o tripé governança, comunicação e educação fosse tratado com uma abordagem de eficiência financeira. Foi quando me lembrei do conteúdo desse registro da TV ABRAPP.

Agora você vai dizer: mas esse conteúdo é antigo! Mas esta abordagem, articulada com o tema da governança, é nova! Ela tem o propósito de demonstrar como a percepção da interdependência de conteúdos pode favorecer um trabalho integrado nas EFPC. Além disso, a informação de valor é menos perecível, subsiste ao tempo.

Eficiência financeira, segurança e confiança

Quando - por meio da excelência nos processos de governança, comunicação e profissionalização (educação e capacitação técnica) - você reduz os riscos de conflito de interesse e judicialização, a gestão ganha eficiência financeira. É uma equação.

E as soluções são tão significativas porque envolvem e sustentam o aumento de segurança, a melhora do clima e da imagem organizacional. A interdependência em sua máxima expressão. Por isso, além de conhecer os instrumentos (Guia da PREVIC, literatura e seminários), você deve implementar práticas permanentes de excelência de gestão que, pelos resultados desencadeiem um ciclo virtuoso de reconhecimento e valor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário