sexta-feira, 30 de novembro de 2012

GOVERNANÇA ÀS 21 HORAS DESTA SEXTA-FEIRA

Quem quer, ainda hoje, saber o que eu gostei do Seminário A Integração dos Órgãos Estatutários na Governança, promovido pela PREVIC e SPPC em São Paulo, hoje? Foi muito legal! E eu gostei de muitas coisas, mas vou selecionar só algumas para este post tardio desta sexta-feira. Mas é que, somente agora deu para eu organizar as ideias, tomar um fôlego e registrar - com alguma organização - minhas impressões. 

Gestão Competitiva X Gestão Colaborativa

Conceito maravilhoso discutido pelo professor Flávio Marcílio Rabelo para quem a gestão competitiva é disfuncional porque estimula adversidades. Uma proposta mais evoluída é a gestão colaborativa, que estimula a negociação e a complementariedade de posicionamentos para a solução de problemas comuns.

Responsabilidade sobre a mensagem

O professor Luiz Roberto Romero Gonçalves (UERJ) explicou que um dos fatores que mais tem destaque na evolução histórica da governança é a tecnologia, notadamente a democratização da palavra pelas mídias sociais. As EFPC precisam enfrentar esse fato e favorecer a atuação de formadores de opinião responsáveis pelas mensagens que veiculam, comprometidas e sempre conscientes sobre a importância da sustentabilidade do negócio, do plano previdenciário.

Todos na mesma direção


A analogia foi de Eliane Lustosa (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC), apropriada por Jaime Mariz de Faria Júnior (Secretário da SPPC): Previdência Complementar é como barco a remo: para avançar, todos precisam trabalhar na mesma direção. 

A imagem é significativa, considerando ambientes em que há assimetria de poder, diversidade de interesses e papéis. Por isso, a harmonização de interesses deve ser uma etapa mais avançada do processo de governança como instrumento para garantir a preservação e a eficiência administrativa e financeira do negócio. Para - como valor intangível - conquistar mais confiança.

Gostou, cara pálida? Eu adorei!

Aliás, aprendi - além dessas ideias novinhas em folha - mais uma lição preciosa. Uma experiência nova mostra seu valor pela capacidade que tem de transformar uma opinião constituída. Quem generosamente compartilhou essa bela síntese cheia de categoria? Jaime Mariz de Faria Júnior que, naquele momento, pareceu atuar apoiado e  pela sua capacitação como docente inspirado para singularizar a importância daquela reflexão coletiva.

Teve mais, muito mais. Cases incríveis da Fundação CESP, da FIBRA e da FUNCEF. Para quem não conseguiu participar - a PREVIC e a SPPC prometeu novas edições do Seminário. Vamos esperar com ansiedade! O seminário contou com apoio e organização da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário