segunda-feira, 12 de novembro de 2012

HERE I GO AGAIN!

TV na internet, TV corporativa, TV institucional, TV informal. Os formatos podem variar, mas é inquestionável que o audiovisual já é a linguagem  preferida das pessoas no século 21.

E tudo via internet porque, pela rede, é possível assistir às mensagens, aos conteúdos no metrô, no ônibus, pelos celulares e tablets. É a democratização da informação! Uma utopia antiga: "power to the people". Claro, ninguém é ingênuo. Informação continua concentrada, até mesmo por meio de conexões mais eficientes em países economicamente privilegiados. De qualquer forma, trata-se de um processo que muda cada vez mais rápido. Muito rápido. 

E hoje eu vou para o Rio de Janeiro  registrar mais um evento em audiovisual para compartilhar em breve parte do conteúdo que for produzido por lá. O tema é ética & Previdência Complementar. Já não é novidade para ninguém o estado de euforia que eu entro sempre que estou diante de uma proposta de comunicação que me convence de sua finalidade. 

"A cada dia, um novo capítulo da relação é contado. Essa jornada é um processo cumulativo e contínuo de aprendizagem, que questiona, corrige e responde. É uma discussão aberta, colaborativa e distribuída, mas organizada"

Quem faz essa descrição linda é o professor Gil Giardelli (ESPM/USP), em seu livro Você é o que você compartilha (clique aqui). Este ano, eu já tive a satisfação de registrar um de seus depoimentos, lembra? Mas o Youtube tem outros com reflexões mais complexas e até TED que ele fez aqui no Brasil. Demais!



Além de falar com PESSOAS bacanas, outra característica que me faz ser fã desse trabalho é o formato sintético e pouco perecível. A mensagem que o Gil Giardelli deu ainda está no prazo de validade. Dá para conhecer o conceito, ir buscar mais no livro, aprender sempre o que está nos corações e mentes alheias. Expandir o que vai em nossos próprios corações e mentes! 


"Eu amo a internet, vanguardista e revolucionária, que tem como principal e mais vantajosa característica a pura e simples liberdade de expressão. [...] Se as ruas ainda não têm nome nesse País das Maravilhas em que recém-chegamos, podemos estar um pouco perdidos como Alice. Quando ela encontra o gato maluco e pergunta aonde daria aquela estrada, ele responde com uma nova pergunta: 'Para onde você deseja ir?'. E ela: 'Não sei!'. E o gato devolve: 'Então, qualquer estrada serve'.
 A revolução não é toda história, mas é uma grande história. O destino é tão importante quanto o caminho. Neste novo ciclo de grandes descobertas, precisamos seguir a célebre frase de Gary Hammel, que pontuou uma geração inteira: 'Não podemos usar velhos mapas para descobrir novas terras'. Escolha seu destino, construa seu novo mapa e boa viagem. Bem-vindo ao mundo da economia criativa e colaborativa". (Gil Giardelli in Você é o que você compartilha. Editora Gente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário