domingo, 11 de novembro de 2012

PODER PARA FAZER MAIS

A Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar - ABRAPP divulgou esta semana que há estimativa para que o ano de 2012 se encerre com dois mil profissionais certificados pelo Instituto de Certificação de Profissionais de Seguridade Social - ICSS (clique aqui).

Qual é a importância dessa informação? O Sistema está fazendo o melhor para atender às determinações legais e observar as tendências internacionais. "A certificação é um elemento válido para aferir qualificação mínima exigida dos conselheiros, mas deve ser vista como ponto de partida e não de chegada porque gera uma presunção apenas relativa de conhecimento, não pode transmitir uma visão de diploma', avisa Adacir Reis" em trecho da matéria Independência, qualificação e transparência definem o conselheiro ideal, publicada pela Revista Fundos de Pensão 382 - setembro/outubro 2012.

É preciso preparo para fazer as melhores escolhas que envolvem o presente o futuro de 3% da população brasileira, trabalhadores que projetam suas aposentadorias e aposentados com acesso aos benefícios da Previdência Complementar. 

E essas escolhas estão ficando cada vez mais complexas: melhores investimentos, menores riscos, redução da judicialização, busca de fomento. Dirigentes e conselheiros precisam estar cada vez mais alinhados em estratégias de governança que favoreçam a equidade, a continuidade do negócio e a expansão da Previdência Complementar. Sobre esse aspecto, a Revista Fundos de Pensão 382 traz a matéria Pesquisa aponta caminhos para o fomento que explica: "[...] o sistema de previdência complementar está se tornando maior e mais complexo e, com isso, surge essa tendência de uma qualificação específica e quase mandatória". Apesar das controvérsias locais, a certificação é uma prática naturalizada em países como Reino Unido, Holanda e Suíça. Vale lembrar que a certificação é definida no capítulo II da Resolução 3792 do Conselho Monetário Nacional (clique aqui).

Certificação e Educação Previdenciária

A Certificação de Profissionais e a Educação Previdenciária são fatos relativamente recentes no Brasil. Ambos foram determinados em 2009. Por isso ainda causam polêmicas e enfrentam resistências até de quem poderia defender essas práticas. De qualquer forma, independentemente de apoiadores ou detratores, são evidências de um Sistema que está em busca de expansão e evolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário