sábado, 10 de novembro de 2012

RESULTADOS TEM QUEM FAZ

No último dia 7, tive a oportunidade de conversar com Patrícia Mota Fagundes (CELESC) sobre como as redes sociais são poderosas na difusão da informação. Uma conversa relâmpago, mas deliciosa! Porque é muito gostoso aproveitar mesmo as mais breves oportunidades para interagir com quem sabe e faz boa comunicação. 

Hoje, antes de ligar o computador para saber o que havia de novo no mundo,li o paper Série de Estudos Número 2 - Divulgação das Melhores Práticas em Educação Financeira e Previdenciária das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, elaborado e divulgado pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar - PREVIC (clique aqui). Traz um histórico evolutivo da Educação Previdenciária no Brasil de 2008 a 2012.

A leitura funcionou como uma espécie de esquenta para a minha experiência de uso do Facebook. Bom, sou seguidora declarada de algumas fan pages de Educação Previdenciária, por afinidade e também porque gosto de saber como esses profissionais de comunicação se superam em suas atividades. Afinal o tema - por enquanto - ainda não é dos mais populares no país  

Aí, encontro divulgada uma sequência de fotos do premiado Programa A Escolha Certa (clique aqui), que integra uma série desses profissionais de valor, inclusive a Patrícia Mota Fagundes! As fotos registram o trabalho conjunto das Entidades Fechadas de Previdência Complementar do Estado de Santa Catarina, para disseminar a cultura previdenciária entre as PESSOAS.

O que eu gosto de ver nessas fotos? O envolvimento de quem faz acontecer! Porque o paper da PREVIC, quando mostra em números que 47% do universo de participantes da Previdência Complementar no Brasil têm acesso à Educação Previdenciária, isso é porque as soluções positivas e criativas foram encontradas por profissionais engajados como a Patrícia Mota Fagundes! Foram endossadas por líderes visionários, como os empregadores, dirigentes e conselheiros que apoiam e promovem esses bons Programas de formação e transformação social. 

3% têm que crescer!

Somente 3% da população brasileira têm Previdência Complementar Fechada. Esse número deverá aumentar em razão, principalmente, dos novos participantes da Fundação de Previdência Complementar dos Servidores Públicos da União (FUNPRESP). Mas isso não basta! 

A longevidade é fato. As pessoas vivem mais e precisam de uma proteção que vá além do benefício que a Previdência Social é capaz de oferecer. As relações trabalhistas são cada vez mais instáveis. As PESSOAS precisam aprender a planejar formas de garantir a qualidade e a sustentabilidade do consumo e da vida, em todas as suas fases.

O trabalhador - mais do que ninguém - tem que entender o valor de bons hábitos previdenciários. O empregador - mais do que ninguém - precisa estimular e proteger a saúde financeira de seu quadro funcional, como preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Essas são as melhores práticas para manter a população preparada para superar crises, como as instabilidades econômicas globais, e aproveitar oportunidades, como viver com saúde e cidadania o tempo de vida que se conquistou a mais. E os profissionais que estão colocando em prática a Educação Previdenciária são os indutores do comportamento social próprio do século 21 no Brasil. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário