quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

A ERA DO GELO: LIÇÃO DIVERTIDA

Como ontem eu não postei, então hoje eu tenho direito a mais um ou tantos quantos post me derem na telha, não é mesmo? Porque não é sem escrever que eu vou compartilhar minhas ideias. Não é sem compartilhar as ideias que eu vou  conquistar corações e mentes e fazer as estatísticas deste blog aumentarem. 

Bom, fiquei pensando sobre o tal "e agora?" do post anterior. E aí lembrei de uma animação apaixonante: A Era do Gelo 3. Eu tenho o DVD por causa dos sensacionais irmãos gambás. 
Mas o post agora é uma analogia baseada na relação que existe entre o aventureiro Buck e seu brutal e eterno arquiinimigo Rudy. Em intermináveis disputas por território, o primeiro perde um olho; o segundo, um dente! De antemão, essas "perdas" já apontam para a forte interdependência que existe e integra os dois personagens. 

Buck é muito menor do que Rudy! Então, transforma o dente perdido pelo dinossauro em um dos entraves em arma para autodefesa. Por ser espirituoso, em vários momentos da história, Buck leva vantagem sobre Rudy, além de criar soluções para os personagens principais da saga.

Essa solidariedade abre para Buck a oportunidade de habitar locais menos inóspitos junto de um grupo mais amistoso. Entretanto, a interdependência entre Buck e Rudy prevalece e os dois continuam juntos dentro da própria aventura.

Por que contei essa história? Ora, porque todo comunicador é meio Buck, apaixonado pelo rock-and-roll da comunicação! O processo assusta, desencanta, dá vontade de jogar tudo para o ar, mas é - ao mesmo tempo - é irresistível!  O sentido não está nos resultados, nos personagens mas entre eles.

Isso quer dizer que - no trabalho de Comunicação - os personagens ganham sentido e valor em razão do processo. Os resultados só existem em razão e em função dos personagens. Um não existe sem o outro. A interdependência se sobrepõe soberana, costurando demanda, personagens, processo, resultado. Quer mais? Não adianta nem pensar em fugir. Por isso, tem que dar um jeito de ser feliz junto e para sempre! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário