quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

TRABALHO DE GRIFE: CONSAGRAÇÃO E DESAFIO

A Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP) publicou hoje um post no Facebook com os indicadores da pesquisa realizada pelo Datafolha durante o 33º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão (clique aqui).

Os dados apontam: 98% de satisfação dos congressistas com a organização do evento! É uma marca excepcional e que, de imediato, deixa quem - como eu - trabalhou lá muito vaidoso! Só que, diante desse mesmo número, eu - um poço de sensações contraditórias - também me pergunto: e agora?

Foi essa a mesma sensação que tive, quando recebi a excelente avaliação do curso de Educação Previdenciária realizado em novembro para a equipe de profissionais da Empresa Nacional de Electricidade de Angola, promovido pela Atest Consultoria Atuarial. O mesmo documento, que registrava nota de 9,6 (na escala de 1 a 10) para o trabalho realizado, exibia uma expectativa futura: módulo avançado de Educação Previdenciária. Assim que li, me perguntei: e agora?

Também foi assim em março (o blog ainda nem existia) quando, pelo segundo ano consecutivo, fiz o balanço do treinamento para a equipe da PREVI  mobilizada durante o 6º Encontro Nacional PREVI & GEPES. Este trabalho foi uma parceria com a SUPORTE Consultoria e Treinamento, assim como outros projetos ambiciosos realizados com essa mesma base para a Embraer Prev.

E agora?

Quase todas as manhãs, quando olho as estatísticas do blog, eu me pergunto: e agora? A resposta às vezes é simples: eu terminei de ler um livro, gravar entrevistas em uma palestra, assisti a um treinamento (porque eu mais assisto do que ministro; e esta é uma vantagem enorme para todo maluco por informações). Com febre é fácil, porque as respostas parecem se organizar com muita harmonia no horizonte.

Mesmo com essa dianteira, às vezes, me vejo como agora: perplexa! Eu não sei a resposta. Os números apontam para uma realidade ainda maior, enorme. Este ano, escrevendo aqui sobre alguns amigos, jovens profissionais da Previdência Complementar que eu admiro, usei uma metáfora que - para eles - eu achei apropriada: surfar no tsunami! Lembrei dela agora!

A minha perplexidade não importa. Porque - independentemente de qualquer estatística - em 2013 vai ser radical de novo. Todo ano é! Então, para ser feliz, o negócio é comemorar os bons resultados e aumentar a receptividade para encarar com felicidade o que der e vier!

(Na imagem, o poema do curitibano Paulo Leminski)

Nenhum comentário:

Postar um comentário