terça-feira, 25 de dezembro de 2012

MANIAS DE TODOS NÓS

Ganhei vários presentes e mensagens de Natal este ano, mas escolhi um para representar todos. É uma cestinha de corações doces. Têm outros formatos, mas o predominante são corações. Junto das borboletas, símbolos extremamente fortes e poderosos para referenciar libertação, transformação, iluminação, poder e muitos outros valores.

Viktor Bush Blazek (DPZ/ECA-USP) deixou na portaria da Toca com dois bilhetinhos em post it:

Professora Eliane Miraglia
Algumas manias a gente não perde! Feliz! Viktor

É verdade, Viktor! Eu mesma tenho muitas manias: PESSOAS e PALAVRAS são as mais declaradas. Por isso, estranhei o silêncio quando peguei o presente. Meu coração ficou muito quieto. Ao invés de subir para a superfície de festa, afundou para as profundidades da intuição. Bom, eu não sei explicar o motivo dessas reações involuntárias e surpreendentes.

Mas acho que, agora cedo, quando fui REZAR, outra de minhas manias, encontrei uma pista. A leitura era sobre a Parábola do Semeador. Jesus - mestre, comunicador e educador cósmico - analisa os diferentes efeitos provocados pelas palavras em corações e mentes. Tudo depende do momento, do preparo e das circunstâncias.

Talvez, Viktor, o seu e todos os gestos de amor, fraternidade e carinho de TODAS AS PESSOAS que se manifestaram neste Natal estivessem me preparando para ler com muito mais sensibilidade as PALAVRAS da lição deste dia 25 de dezembro. Experimentar o efeito da transformação do silêncio em texto e entender melhor o que Jesus diz: 
"Mas aquele que recebe a semente numa boa terra é o que escuta a palavra, que lhe dá atenção e produz frutos, rendendo cem, ou sessenta, ou trinta por um" (Mateus, 13) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário