sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

MEUS HERÓIS, CAZUZA, TRABALHAM E VIVEM ME ENSINANDO LIÇÕES!

Cazuza, nos anos de 1980, em Ideologia, eternizou o verso "meus heróis morreram de over dose". Minha experiência, entretanto, é diametralmente diferente do poeta. Pensei isso, com uma certa satisfação quando, ontem, atendi à porta aqui na Toca e deparei com Dona Anita (74), minha vizinha, que me trazia duas garrafas de vinho (adoro!), os cumprimentos de boas festas mais a notícia: pegaria o ônibus até a estação Tietê (significa atravessar parte da cidade em transporte público) para lá embarcar para Vinhedo, onde passará o Natal com a família. 
Achei tudo admirável. Mas só hoje, quando acordei, comecei a costurar os fatos. Pelo rádio, soube que as turnês de Maddona (54) e Bruce Springsteen (63) e Roger Waters (69) foram as que mais faturaram em 2012 (clique aqui). Cada um deles fez em média 70 shows.  
Os Rolling 5t0nes estão comemorando os 50 anos só de carreira com espetáculo de três horas de duração.

Chico, Gil, Caetano, Gal, Betânia, Ney Matogrosso, Rita Lee chegaram quase que juntos ou ou estão chegando aos 70 anos de idade cantando, dançando e sem cogitar aposentadoria.


Longevidade: a gente ainda não se deu conta disso!

Até a década de 70, morrer jovem era moda romântica, herança de poetas e artistas antigos. Hoje, são também os artistas que quebraram o próprio paradigma para mostrar os efeitos da longevidade e da vitalidade em qualquer idade.

E nem adianta retrucar, cara pálida, que a vida dessas PESSOAS é fácil, porque isso é mito. As rotinas são diferentes, é verdade. Mas exigem muita disciplina, determinação, profissionalismo, porque a carreira profissional desses artistas é negócio como qualquer outro.
Nivaldo Cândido de Oliveira Jr., da SUPORTE

Além disso, existe outro tipo de artista com o qual eu me relaciono mais diretamente e que fazem a Previdência Complementar no Brasil acontecer. Idade é importante, mas não vem ao caso. Fato é que ontem eu estive com um deles. O professor Nivaldo Cândido de Oliveira Júnior. Diretor Executivo da SUPORTE Consultoria e Treinamento, docente em duas universidades (SP/PR), um dos principais responsáveis pelo cerimonial de Congressos importantes como ABRAPP (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar) e ABQV (Associação Brasileira de Qualidade de Vida). Sem dúvida, um profissional de fôlego. 

Outros nomes de artistas da Previdência Complementar? São muitos! Vou citar só aqueles com quem eu trabalho diretamente: Marisa Santoro Bravi, Ivan Sant'Ana Ernandes, Devanir Silva, Eloy Corazza, José de Souza Mendonça. Meus heróis que trabalham com paixão, me inspiram e me dão muito exemplo de vitalidade e capacidade de permanente renovação.

Melhor completar o recado

Eu sempre fui produtiva. Desde que me lembro trabalhando, sempre desenvolvi projetos simultâneos. Foi assim que tive oportunidade de conhecer muita gente bacana do mundo acadêmico, do mundo profissional. Mas somente ao chegar aos 47 anos, por meio do efeito dessas PESSOAS junto de mim, entendi o valor cumulativo do tempo na minha estrada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário