sábado, 29 de dezembro de 2012

MENSAGEM DE FIM DE ANO? FELICIDADE!



Felicidade, porque ela é simples. Pode até ser fugidia, mas definitiva. A felicidade está além de qualquer juízo de valor. A felicidade é naturalmente inovadora, transformadora. Redimensiona sua perspectiva de vida. Felicidade fortalece, melhora a saúde. Felicidade encoraja a encarar desafios e superar limites. Liberta.

Já li algumas coisas sobre felicidade, mas hoje, quero escrever por experiência pessoal. Parte de minha vida eu gastei curando tristezas - reais ou imaginárias, próprias ou alheias. Foi um tempo importante. Mas sempre tinha um mas, ou um mais. Porque ainda que eu me curasse de uma dor existencial, logo procurava e achava outra. Até que encontrei uma grande o suficiente para me ensinar uma lição.

Entendi que sofrer era um luxo muito caro, que me mantinha afastada das PESSOAS. E como todo mundo sabe, "é impossível ser feliz sozinho". Entendi que, para estar com as PESSOAS, você precisa estar bem. E, neste caso, a velha fórmula do preço do sorriso de Monalisa é infalível! Ah, essa lição veio de um livro clássico de Comunicação, revisitado: Dale Carnegie. Como fazer amigos & influenciar pessoas na era digital

Bom, ele conta que sorrir é tão importante que mais de 90% das fotos que figuram nas redes sociais mostram as PESSOAS sorrindo. Sorriso, como o de Monalisa, além de ser um dos mais caros do planeta, mobiliza e atrai PESSOAS.

Então eu comecei a perceber um efeito colateral dessa fórmula sorriso + PESSOAS. É uma alteração natural do estado de atenção. Quando você não consegue sorrir espontaneamente mas precisa, passa a procurar qualquer sinal de apoio que desencadeie o sorriso. É muito legal! Mas ainda não é felicidade. A felicidade se revela quando você começa a valorizar cada sorriso que você deu no dia e você se percebe mais solícito, mais interativo, mais coração aberto.

O meu processo de transformação ainda não terminou. Isso significa que tem muuuuuuuuuuuita coisa para fazer. Meu projeto para 2013, portanto, é desapegar das expectativas, especialmente as expectativas de terceiros, que me desapontam por estabelecerem metas irreais além de mim e das PESSOAS. Desapegar das expectativas significa aceitar e confiar. Significa ser feliz e pronto! Feliz 2013 para todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário