quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

SÃO PAULO: UMA CIDADE APAIXONANTE

Tem todos os defeitos do mundo. Afinal, só na metrópole são mais de 20 milhões de PESSOAS. Mas a cidade é também uma experiência permanente para todos os sentidos. Esta semana, o Carlos Tramontina - jornalista da Rede Globo - publicou um álbum lindo (clique aqui) sobre o Mercado Municipal. Pode esperar a reportagem no programa Antena Paulista.
Presta atenção na coleção de frutas da foto! Tem sabor de todo lugar. O mesmo vale para outros "acervos" que estão lá no Mercado.

Quem visita São Paulo ainda pode aproveitar os museus e até mesmo as escolas que, muitas vezes, disponibilizam suas coleções, suas bibliotecas incríveis.

A Cidade Universitária, por exemplo, já é uma verdadeira oportunidade de contato com a natureza junto do conhecimento. Nas bibliotecas do complexo é possível encontra acervos especializados, como acontece com a Biblioteca da Escola de Comunicações e Artes: música, artes plásticas, comunicação, teatro, cinema, jornalismo. São documentos das mais diferentes categorias, cheios de valor e significado.

Centro de Documentação Especializado em Previdência Complementar

Nas dependências da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP) também está abrigado um dos acervos mais importantes do país, especializado em Previdência Complementar.

É o Centro de Documentação e Informação Oswaldo Herbster de Gusmão (CDI) que está completando 20 anos de história. São mais de seis mil publicações. Livros, periódicos, trabalhos técnicos e vídeos.

A administração de todo esse conteúdo exige - além de condições técnicas para armazenamento - padronização para recuperação de dados, critérios para definição e coerência do acervo, para que ele tenha uma amostra  diversidade de pensamento. Para ter uma dimensão do que esse trabalho significa, vale uma rápida espiada na palavra de quem entende do assunto, a doutora Bárbara Menezello Leitão (ECA/USP), autora do livro Bibliotecas Públicas, bibliotecários e censura na Era Vargas e Regime Militar.
Fachada da Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP)


Em geral, na composição de um acervo, a atuação técnica do profissional de Biblioteconomia exige o enfrentamento de desafios de ordem ética, política, arquitetônica e econômica.
Cabe incluir nessa lista, os desafios da Tecnologia da Informação, uma vez que os acervos têm recebido cada vez mais documentos e registros digitais. Então, além do armazenamento e catalogação, é preciso considerar os protocolos de segurança.
Quando utiliza uma biblioteca, em geral, escapa ao leitor a infinidade de processos para a constituição daquele acervo. Seleção, aquisição, catalogação estão entre as principais rotinas para a manutenção de um biblioteca.
Bárbara Leitão fala ainda da gestão de orçamento e pessoas, porque o relacionamento da equipe interna e o atendimento do leitor é são fundamentais para o sucesso de uma biblioteca como espaço de produção de sentido e significado cultural.

Para encerrar, destaco o vídeo sobre o Estande ABRAPP, que é uma versão compacta e itinerante do CDI, projetada para compartilhar um conteúdo de excelência entre os profissionais de Previdência Complementar que atuam em diversas localidades do país e que têm pouco acesso a capital paulistana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário