terça-feira, 18 de dezembro de 2012

PRÊMIO PREVIC: NOVOS OLHARES EM 2013


Mesmo que o prêmio seja da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), não consigo esquecer a analogia de Jaime Mariz de Faria Júnior, da Secretaria de Políticas de Previdência Complementar (SPPC): todos no mesmo barco, remando na mesma direção.

O edital para o prêmio foi lançado e a expectativa é que surjam contribuições, com novos olhares, sobre  diferentes áreas de atuação:

1. Governança: novos paradigmas das práticas de gestão e de investimentos nos Fundos de Pensão.
2. Atuária: aumento da longevidade - desafios para a sustentabilidade do sistema.
3. Fomento: a evolução econômica das classes sociais no país e seus impactos na cobertura previdenciária.


Este ano tive a oportunidade de trabalhar e conversar com muita gente legal, que me mostrou uma dimensão nova daquilo que há muito tempo eu faço: Educomunicação, Comunicação, Educação, Conversação.

Por isso, quando penso na proposta de um novo olhar sobre Previdência Complementar, imagem me agrada sobremaneira. Profissionais e PESSOAS que fazem acontecer, buscando soluções próprias para um desfio comum.


O reconhecimento vem até em dinheiro: R$ 10 mil. Mas o valor é muito maior do que a quantia. Porque se a solução - qualquer que seja a área - é compartilhada, viável e proporciona inovação, consciência, avanço do comportamento e da cultura previdenciária, o impacto é econômico, ambiental e social. Então, estamos falando em longevidade e sustentabilidade da vida.

O prá sempre sempre acaba

Renato Russo transformou a impermanência em hino melancólico. Vale para a matéria, mas não para os valores. Isso explica a inspiração de algumas pessoas que teimam em fazer e fazem o mundo diferente. Por isso, quem estiver nessa vibração de renovação, acho que deve repensar suas rotinas e considerar concorrer ao prêmio.

Porque - para expressar e compartilhar o conceito de Previdência Complementar - eu já vi imagens como Formiga e Cigarra, abelha, relógio, binóculos e - desde 2011, com a PREVI e agora com as EFPC signatárias do Programa A Escolha Certa - o guarda-chuva (clique aqui), que faz referência à ideia de proteção à mão em todos os momentos.

É assim que os olhares se repaginam e a expressão se propaga para concretizar o estado da arte em  Comunicação, Educação, Atuária, Controles Internos, Governança, Legislação, Contabilidade, Investimentos e tantas outras áreas envolvidas na prática da Previdência Complementar.

Sem dúvida, são os profissionais do Sistema que fazem isso realidade em cada um de seus gestos diários. Porém, quando decidem compartilhar esse fazer de um jeito novo, transformam o significado de toda a cadeia de trabalho e da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário