terça-feira, 22 de janeiro de 2013

CONTAR HISTÓRIA: A BOLA DA VEZ

Muitas empresas estão fascinadas com a técnica que o mercado passou a chamar de story telling. A fórmula é muito antiga, mas vem repaginada por recursos tecnológicos com a finalidade de vender uma ideia, tal qual os contos de fada, que vendiam uma moral e todos compartilhavam dos mesmo universo simbólico, portanto, da mesma mensagem.

O esforço de venda que sustenta as estratégias de Comunicação é muito grande. Vale a pena observar exemplos como o do McDonald's que, a partir dos Estados Unidos, mudará todas as suas embalagens que, de imediato, passarão a ter um QR code que, por meio do do celular, o consumidor obterá informações sobre o produto: dados nutricionais, entre outros. 

O story telling entra na embalagem, que trará textos e ilustrações com um pouco da história da marca. A ideia será compartilhada por meio dos 34 mil pontos de venda espalhados em 119 países no mundo. A notícia foi divulgada na Fan Page da Criação de Criativos, com fonte Embalagem Marca (clique aqui).



Política pública

O mais interessante desta história é o pool de técnicos envolvido na empreitada. Além da equipe de Comunicação e Marketing, no apoio a pesquisa junto aos consumidores, um grupo de consultores independentes (Global Advisory Counsil) e profissionais de nutrição, fitness e saúde pública tomaram parte do projeto que será traduzido do inglês para 18 línguas.

Sem dúvida, estratégias global para transformação do conceito de alimentação! Integra, evidentemente, os vetores fundamentais: nutrição e sociabilidade. Mas associa novos repertórios a um hábito tão elementar do ser humano - comer!

Mas certamente um "comer administrado", monitorado. Então é um comer que se transforma em consumo! Além das vendas, os QR Codes gerarão estatísticas sobre consumo não de alimento, não de produto. Consumo de informação! Consumo de entretenimento.

Não dá para saber ainda se esta história tem ou não final feliz e a favor de quem. Porque a empresa - que já possui um território significativo no coração, no estômago, no bolso e na mente das pessoas - deverá avançar sem trégua na expansão da conquista desse território.

O blog Cientista que virou mãe tem uma proposta de final para esta história com o título sugestivo: Se somos o que comemos, quem nossos filhos são? (clique aqui). Vale a pena conferir a outra face da mesma moeda.

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