quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

SETE SEGREDOS PARA A FELICIDADE ETERNA


Amanhã têm início as atividades da TV ABRAPP em 2013. Por isso, eu vou trabalhar no registro de um evento muito bacana, a comemoração do Dia do Aposentado, pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, a ABRAPP  (clique aqui). 

É curioso pensar no tempo, porque - de verdade - só conhecemos mesmo o imediato. O passado é referência. O futuro, possibilidadeS... Muitas! Tudo vai depender das escolhas que fazemos AGORA.

Estava lendo uma matéria sobre o trabalho do médico geriatra Marcos Cabrera. Diz sobre as recomendações clássicas para as escolhas inteligentes. Só que vai além. "Para nossa alegria", o médico ainda faz uma lista de sete hábitos que tornam a vida uma experiência singular:





1. perdoar!
2. ser solidário!
3. ser agradecido!
4. sentir-se saudável!
5. manter-se ativo sempre!
6. ser feliz no casamento!
7. gostar da vida!

A maioria das orientações depende de decisão individual. A sexta envolve o compromisso do casal, portanto parece mais complexa. De qualquer forma, a lista é relevante porque pode ser praticada não a partir da aposentadoria, mas durante toda a vida (clique aqui). Alegria de viver fazendo o que se gosta. Aí eu me lembrei de um vídeo lindo de outro médico que fez a vida como palhaço: Wellington Nogueira, fundador do Doutores da Alegria.



Neste depoimento lindo, ele explica (exceto o casamento) como as demais recomendações de Marcos Cabrera podem ser praticadas e traduzidas em uma palavra muito valiosa no meio corporativo: EMPREENDEDORISMO. Porque, honesta e infelizmente, a maioria das empresas não está preparada para acatar e incentivar a lista do doutor Marcos Cabrera entre seus funcionários. Portanto, é natural que o médico tenha associado a indicação ao período da aposentadoria.

A cultura da felicidade, como tão lindamente é mencionada por Wellington Nogueira, não cabe ainda nos espaços institucionais. Em tempos de transição, talvez essas sejam dicas preciosas. Agregar valor às próprias escolhas para ser feliz em qualquer momento da vida. Mas para isso, é preciso determinação. Afinal, quando mesmo é que se é levado conscientemente a pensar e praticar voluntariamente o perdão, a solidariedade, a gratidão, a felicidade, a satisfação?

Essa determinação pode desencadear outros efeitos: além de empreendedor, você estará revendo, agregando valor e trocando, com lucro, os mitos do forever young e forever alive (já que a expectativa de vida não pára de crescer) pelo mito da happiness forever!

Nenhum comentário:

Postar um comentário