segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

DISCIPLINA: QUEM CONSEGUE TER?

Estou há algum tempo estou atenta à minha disciplina, ou falta dela. As razões são muitas: começam com o fator férias e a mudança de ritmo, mas se desdobram para inspiração, distração, presenças e ausências de PESSOAS, trocas simbólicas. Comunicação depende desse entorno até que se estabeleça uma mensagem clara.

Nesse processo, assumi um compromisso na edição de um texto sobre Mudança de hábitos alimentares no Brasil, a partir de 1950. Comecei a trabalhar nele e, claro, deparei com uma inevitável equação: tempo e atitude. A história é transformada pelos fatos. A nostalgia de hoje é uma tentativa frustrada de recuperar um modo de vida que não existe mais. Nem pode!

Nas grandes cidades, por exemplo, não é mais possível considerar as relações que tornavam, por exemplo, a ida à feira e ao mercado experiências únicas, porque esses lugares foram definitivamente (ou quase definitivamente) substituídos por estruturas mais impessoais: o supermercado, que alia padronização e segurança juntos. Houve um inquestionável deslocamento dos valores, com otimização do tempo. Prevalece o que é mais prático, rápido, funcional e seguro.

A Comunicação, nesse contexto, também é de massa. Na feira, isto é, na modalidade presencial, ela tem mais oportunidade de ser dirigida. Há uma disputa entre os feirantes pela personalização da mensagem. Mas, em um supermercado, ela acontece da forma mais indiferente possível. Os valores em questão são precisão, transparência, indistinção e até distanciamento.

Escolhas e organização

Então, a partir dessas considerações é possível radicalizar: nenhuma escolha é errada, mas o resultado de cada uma delas é único.

Vale para as PESSOAS, para os alimentos, para a administração das finanças, para a Comunicação.

Aqui no blog, por exemplo, eu escolhi substituir a disciplina pelo desregramento das férias. Diminui a frequência dos posts. O impacto da escolha foi estatístico. Poucas são as PESSOAS que estabelecem contato com o silêncio. Hoje, a demanda é por uma forma mais dinâmica de atualização e diversificação da mensagem. De qualquer forma, foi uma experiência curiosa. Mas eu só consegui ver dessa forma as respostas ao silêncio porque, com tempo, pude recuperar parte da disciplina que, comigo, tinha entrado em férias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário