segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

HOMEM IMORTAL NA CIDADE DO FUTURO

Sei que muita gente tem bode com o Fantástico, programa exibido pela Rede Globo no final do domingo. Eu também, mas ontem esperei para ver a reportagem sobre longevidade que foi ao ar só nos últimos minutos da edição.

Casas inteligentes hiperconectadas são projetos em estudo. Uma simbiose total entre ambiente, tecnologia e ser humano! Microrrobôs a serviço da saúde, para monitorar e ajustar o funcionamento fisiológico. E, claro, a descoberta de uma água-viva, cujo código genético retém a informação: imortalidade! Você não viu? Clique aqui para assistir.

Nestas horas, qualquer profissional de Previdência Complementar pensa nos cálculos atuariais. Nenhum plano - aberto ou fechado - está preparado para premissas de longevidade com tamanho vigor! Mas esse é um desafio que, se os dados da reportagem estiverem corretos, os atuários e demais profissionais do Sistema deverão considerar desde já, para que as soluções acompanhem proativamente os novos fatos do mundo.

A longevidade vai dar trabalho, mas não apenas para os atuários. Uma outra reportagem, Londres possui prédio inteiramente autossustentável, dessa vez do programa Cidades e Soluções, sobre as soluções para revitalização de Londres, mostra como o futuro imobiliário e do meio ambiente envolve e integra sustentabilidade, tecnologia, cultura, serviços, comportamento, segurança, transporte (clique aqui).

Transformar a cidadania



Todos os simuladores da soluções de urbanismo Siemens implantadas em Londres apontam para a importância do equilíbrio e, muitas vezes, consideram retornos de investimentos de longo prazo. Mostram os impactos das escolhas. Você identifica esses valores com Previdência Complementar? 

Na matéria, Sérgio Cavina Boanada, diretor regional - RJ/Siemens, explica que, as soluções são boas, desde que atendam às necessidades das coletividades. Por isso, será necessário também um grande avanço em governança, para que as escolhas das soluções estejam relacionadas a necessidades comuns.

O post que eu escrevi ontem tratava especificamente das expressões dos sonhos, por meio da Comunicação. Hoje, entra a pauta é Educação para o futuro! Estamos preparados para viver mais? Há muito trabalho para aproveitar as oportunidades que os sonhos e o futuro certamente trarão. Precisamos nos preparar para viver melhor. Precisamos aprender a escolher com equilíbrio. Precisamos entender e interagir com toda a racionalidade da sociedade 5.0, muito mais interdependente, muito mais integrada, muito mais política!

Nenhum comentário:

Postar um comentário