quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

OS HOMENS VÃO MUDAR: PALAVRA DE QUEM ENTENDE!


Hoje meu primeiro post passou de raspão na história da construção de mitos - um dos recursos do Marketing para vender mais produtos.

Agora, repetir um pouco mais da fórmula. Usei no título deste post  uma ideia que faz a ilusão de muita gente acreditar no poder da varinha mágica que transforma o sapo em príncipe. A estratégia tem fundamento e está associada ao meu próximo projeto pessoal de leitura: Nossa sorte, nosso norte. Para onde vamos.

Mas a razão não tem nada em comum com sapo e príncipe. O que eu quero é saber como  os luminares Flávio Gikovate e, principalmente, Renato Janine Ribeiro entendem essa coisa da mudança das relações do mercado de trabalho, comportamento e consumo.

Em entrevista à fan page da Revista Planeta Sustentável (clique aqui), Flávio Gikovate afirma: 

"O momento é de encrenca geral. Mas minha futurologia é otimista. Estamos em transição: o homem crescerá, se envolverá com casa, filho... Será bom para todos".

O que motiva o otimismo do psiquiatra? As mudanças nas relações de trabalho e consumo. E isso afeta não apenas os homens mas a todas as PESSOAS do planeta que, conscientes ou não, estão envolvidas entre si e com o meio ambiente, numa relação de profunda interdependência..

 "A vida está mais longa, precisamos de mais dinheiro para custeá-la. Além disso, profissão virou identidade. Você conhece alguém e já quer saber o que ele faz. Nem pergunta se ele ama, se tem filhos, um lazer... O que é ruim. O Renato [Janine Ribeiro] diz que não haverá emprego para todos e que trabalharemos três dias por semana para sobrar vaga para os outros. E, na folga, cultuaremos o prazer". 

Gikovate e Janine Ribeiro não tratam diretamente do campo da Previdência. Entretanto longevidade e recursos para viver mais são evidências de uma época! Por isso, o mito que eu propus - o happiness forever - não é novo mas faz tanto sentido. Explico:

Vida longa, baseada no consumo, mas sem trabalho e sem dinheiro para pagar as contas é sinônimo de falta de saúde física e emocional. :0(

Vida longa, baseada no consumo sustentável e com algum trabalho e alguma renda - resultado de boas escolhas e um bom planejamento de vida - pode ser uma alternativa para experimentar o mito da happiness forever. :0) 

São variáveis da mesma equação, mas devidamente combinadas para resultados diferentes. Ainda não comprei e não li o livro todo. Só interpretei os dados que achei e articulei com minhas reflexões pregressas. Mas avançar na leitura, é claro, é só uma questão de tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário