quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

MENOS INTERNET, MAIS CABERNET

Ontem eu escapei da minha postagem quase diária! Passei parte do dia realizando outros tipos de tarefa e, quando chegou a tarde, fui para um compromisso presencial com dois grandes amigos e grandes profissionais do Sistema de Previdência Complementar: o professor Ivan Sant'Ana Ernandes (PUC/MG e ATEST Consult) e Socorro Bastos (Sarah Prev - DF).

PESSOAS generosas fazem a vida mais intensa. E eu não pude deixar de lembrar de outro professor, o Gil Giardelli (ESPM/USP) que, mesmo sendo um grande entusiasta das redes sociais, incentiva também o aprimoramento das relações que estão muito além do mundo virtual.A fórmula "mais cabernet, menos internet" é dele.

Sem dúvida, a internet viabiliza muita interação! São infinitas operações para colocar PESSOAS - conhecidas entre si ou não - em contato. Entretanto, a vida real tem outros apelos, mesmo com circunstâncias complexas como trânsito, chuva, sincronia de agendas e tantos outras condicionantes. 

Entretanto, quando a gente consegue superar tudo, a experiência de uso da interação é completamente mais rico em reflexões, análises, emoções únicas, descobertas desconsertantes das quais são construídas horas e horas de muita prosa que, como o vinho, têm mais espírito. E tudo passa tão rápido! Um relâmpago e as PESSOAS se evaporam, embarcadas em voos de volta para casa. 

Mas, enquanto estavam aqui em São Paulo, fizeram a delicadeza de mudar o lugar que as coisas ocupavam até então. É assim que a vida se reconfigura, revitaliza e perpetua na dinâmica da eternidade! Pelo compartilhamento que as PESSOAS fazem de suas buscas, angústias, festas, piadas, provocações.

Não é o lugar - virtual ou real - nem a bebida que muda o teor das relações. São as PESSOAS que têm o poder mágico de tornar tudo especial, quando dividem seus repertórios. PESSOAS  que deixam suas marcas até mesmo no jeito de brindar a vida e as grandes amizades, como faz o professor Ivan Sant'Ana Ernandes: "Que essa fonte nunca seque!".

Nenhum comentário:

Postar um comentário