quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

MONITORAMENTO E CONEXÃO DA TECNISA

Sabe aquele meu post Trabalho colaborativo: a marca do século 21 do dia 7 de fevereiro? Então, ele desencadeou um resultado interessantíssimo. Primeiro: por enquanto 40 visualizações. Eu sempre comemoro quando as PESSOAS se interessam pelo que escrevo. É uma interação silenciosa que eu, como uma leitora convicta, entendo muito bem. Então eu monitoro sempre os números que me revelam quanto as PESSOAS podem estar interessadas naquilo que eu penso e produzo.

Mas, nunca neguei, o propósito deste trabalho vai além. Por isso, o blog se chama CONVERSAÇÃO. Desde o início, a ideia é estender os temas para o diálogo e suas diferentes conexões. Daí, fico mais feliz ainda quando encontro, além dos números, um comentário que dá margem para mais prosa. 

Então, estou comemorando também porque o CONVERSAÇÃO serviu de trampolim para uma manifestação institucional da Tecnisa que, por si só, é uma aula de relacionamento.  Não com o cliente, porque eu nunca comprei um imóvel da Tecnisa. Mas com a sociedade. Vou reproduzir aqui o texto, para facilitar o que pretendo explicar depois.
"Olá Eliane Miraglia, agradecemos por citar o projeto Fast Dating. Projeto de rodadas rápidas com empreendedores inovadores, Fast Dating TECNISA, completou um ano e já proporcionou 16 parcerias e 63 ideias estão em avaliação. Algumas ideias como Gerador de etanol, car sharing nos empreendimentos, sistema de carona entre colaboradores, projetos de drenagem e muito mais já foram implementadas. Startups, pequenas, médias e até grandes empresas encontraram as portas da TECNISA abertas para novidades. Os executivos da companhia separam um dia na agenda todos os meses para encontros de 20 minutos com profissionais das mais diversas áreas interessados em mostrar ideias, produtos ou serviços inovadores. Os interessados em participar precisam acessar o endereço www.tecnisa.com.br/fastdating enviar a ideia que gostaria de apresentar à TECNISA. As empresas que conseguirem gerar interesse no primeiro encontro terão um segundo encontro sem tempo determinado, quando poderão detalhar melhor a sugestão oferecida.
Estamos à disposição e agradecemos mais uma vez.Gerência de Redes Sociais Tecnisa"
Monitoramento e conexão

Há alguns dias, tenho escrito sobre como a presença digital depende de conteúdo relevante, monitoramento de resultados e ativação. Certo? Olha então o que aconteceu depois do meu post: a Tecnisa - que tem um poderosíssimo sistema de monitoramento - identificou o post. E converteu a mensagem em oportunidade de relacionamento, efetivada por meio da conexão. E todo esse processo aconteceu no ambiente virtual. Ninguém conhece ninguém. Mas há um ciclo de valor evidente que se manifesta em cada uma dessas etapas.

Estou lendo o livro Google ZMOT - conquistando o momento zero da verdade, de Jim Lecinski, Talvez seja por isso, que esse circuito da informação tenha ganhado um significado ainda maior neste momento. Afinal, além de presença digital, existe uma estratégia nesse movimento que aponta para "um novo modelo mental e uma nova conversa de que todos temos que participar".

Como eu entendo tudo isso? Por enquanto, é só uma sensação: a interdependência - que tanto me encanta - está cada vez mais explícita e encontrando formas novas de expressão. Posso não conhecer a PESSOA ou as PESSOAS que assinam pela Gerência de Redes Sociais da Tecnisa, Mas sou grata pela atenção. Sou grata ainda mais pela demonstração prática, pela materialização de conceitos que tenho compartilhado aqui.

Sei que ainda falta muita cultura sobre interações significativas. As empresas perdem oportunidades por excesso de zelo, uma timidez no relacionamento. Mas esses comportamentos serão necessariamente revistos. Quem sai na frente, mostra o caminho, cria tendências, inova e conquista mais espaços.

Ah! Se você leu até aqui, lembre-se!

2 comentários:

  1. Olá Eliane, agradecemos mais uma vez o seu post citando a TECNISA. Acreditamos na relação de valor com todos os públicos estatégicos da marca.

    Se quiser saber sobre o processo de trabalho nas Redes Sociais, estamos à disposição.

    Um abraço,
    Marcelo Trevisani
    Gerência de Redes Sociais TECNISA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssimo Marcelo Trevisani,

      agradeço o contato, o monitoramento e, certamente, em breve, aceitarei esse generoso convite para conhecer melhor o processo de trabalho que vocês desenvolvem na rede.

      Abraço grande. Sucesso sempre! Eliane

      Excluir