quarta-feira, 27 de março de 2013

BOAS NOTÍCIAS PARA COMEÇAR O DIA



Saiu no Diário dos Fundos de Pensão desta quarta-feira (clique aqui) matéria sobre as conquistas do Programa A Escolha Certa, uma ação conjunta das Entidades Fechadas de Previdência Complementar de Santa Catarina (clique aqui).

Em meio a tantas notícias sobre o Sistema de Previdência Complementar - a maioria apavorante em razão dos impactos econômicos - é sempre um exercício de resistência manter a crença no "lado iluminado da força"! E ele existe, mas ainda tem que garimpar no cascalho das notícias catastróficas que misturam estatísticas financeiras com economês e a informação que sobra é sempre desoladora.

Então, vamos ao que interessa! Ontem a fan page do Programa A Escolha Certa replicou matéria do G1: Previdência privada é atraente para os jovens (clique aqui). É uma nova percepção sobre o comportamento e os interesses de consumo dos jovens. Os dados são da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), que monitora o crescimento do Sistema junto à Previdência Complementar Aberta.

Hoje, a  fan page da Luterprev publicou a matéria (clique aqui) Benefícios estimulam produtividade e atraem novos profissionais. Os dados são de uma pesquisa com 2,5 mil trabalhadores na América Latina e revelam que - mesmo ocupando o último lugar no ranking de preferência entre os benefícios das Políticas de Recursos Humanos - ainda assim os Planos Previdenciários detêm 37,5% da preferência e reconhecimento dos trabalhadores.

Outro aspecto interessante da pesquisa e que reorganiza o ranking. A pergunta investiga o percentual de trabalhadores que já têm o benefício. Aí a maioria tem participação nos lucros (54,2%) e 37,5% têm plano de previdência privada. Os benefícios da escala são subsídio para estudos (25,2%) e 14º salário (11,2%).

Tudo muda o tempo todo no mundo


"Existe uma linha de visão clara para chegarmos lá, sem nenhum avanço milagroso". (Peter Diamandis e Steven Kotler em Abundância - o futuro é melhor do que você imagina).
Milagre não existe. O que existe é trabalho e o ponto de virada, o salto quântico, o crescimento exponencial que se desencadeia a partir do trabalho que se faz com verdade e sistematização. Os profissionais que trabalham com Educação Previdenciária são visionários que levam muito a sério o que fazem e estão em busca permanente de soluções em uma área relativamente nova.


Em síntese é um grande projeto ainda fragmentado de construção do imaginário. Por isso, gosto tanto da ideia do Lucas Silveira (Previ Novartis) que, há dois anos, falou no Google da Previdência Complementar. Outra lição muito bacana é de Patrícia Motta Fagundes (Quanta Previdência Unicred): as contribuições previdenciárias não podem ser resultado de excedente, mas item integrado ao orçamento doméstico. E, claro, o indicador de comportamento previdenciário integrado, de Leonardo Viceconti Cruz (CBS Previdência) mensurado pela opção pela portabilidade tanto na entrada quanto na saída do plano.

Para mim, PESSOAS assim é que estão ajudando a construir e alavancar os 37,5% de percepção da Previdência Privada como valor da Política de Recursos Humanos das empresas. Claro que esse resultado também é compartilhado com atuários, advogados, administradores, profissionais de investimentos que zelam pela operacionalização de outras etapas do negócio. Mas, aqui a construção de um imaginário e de comportamentos de longo prazo é o tema que me fascina e desafia todos os dias. 
Cada combinação nova abre a possibilidade de novas combinações. Pense nisso como uma casa que magicamente se expande a cada porta que você abre. Você começa com uma casa de quatro portas, cada uma levando a um quarto novo que você ainda não visitou. Uma vez que você abra uma dessas portas e entre nesse quarto, três novas portas aparecem, cada uma levando a um quarto novo em folha que você não poderia ter alcançado de seu ponto de partida original. Se você continuar abrindo portas novas, acabará construindo um palácio. (Steven Johnson para o Wall Street Journal, citado em Abundância - o futuro é melhor do que você imagina).
Se você gostou do recado, compartilhe! Lembre-se seu clique faz a rede crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário