quinta-feira, 28 de março de 2013

CONEXÕES INTERESSANTES PARA CAMINHOS NOVOS

Juntar PESSOAS interessantes é o propósito do projeto Color+City que - com o apoio da iniciativa privada, do Google, formadores de opinião, grafiteiros, artistas e arquitetos como Tomie Ohtake, Speto, Kobra, Mulheres Barbadas e Space Invader - deverá tornar a cidade de São Paulo em um espaço mais bonito de se ver (clique aqui). Sou fã declarada desse tipo de expressão. Tenho até planos para - na aposentadoria - fazer algum curso, alguma coisa que me ensine a produzir essa mistura de cor e imagem em escala que provoca essa sensação de vida aos olhos.

Assisti ao vídeo promocional do projeto. As palavras da jornalista Natália Garcia foram muito significativas: ela fala em construção de um legado, alicerçado em em conexões novas, para criar caminhos novos. 
Victor Garcia e Gabriel Pinheiro, idealizadores do projeto, explicam que o sucesso do trabalho está diretamente relacionado ao nível de engajamento das PESSOAS. Outro detalhe dos depoimentos que me chamou a atenção é a preocupação em trazer leveza ao cotidiano da cidade, do trabalhador que - no meio de sua rotina - pode ser tocado por uma mensagem nova e colorida.

Projeto colaborativo

Pode parecer brincadeira de criança, mas esse projeto exige um exercício imenso de governança! Muita responsabilidade - afinal são espaços públicos. Muita vaidade - o mundo dos artistas é assim. Mas uma bandeira é a garantia do resultado: colaboração. E uma ambição é a marca registrada: inovação da expressão.


"Cultura é a capacidade de armazenar, trocar e melhorar ideias. Esse vasto sistema cooperativo sempre foi um dos motores da abundância". [1]
Para quem faz Educação Previdenciária

Criar um imaginário de sonho e futuro - baseados no comportamento presente, nas escolhas inteligentes, nas atitudes coerentes - é o propósito da Educação Previdenciária. A naturalização dessa proposta ainda mobiliza todos os profissionais envolvidos com este trabalho. Por isso, quando penso no trabalhador que o Color+City  quer atingir, no convite de interação que o projeto está fazendo para a transformação do cidadão e da sociedade, penso que existe uma similaridade muito grande entre as metas. Mas um distanciamento de posicionamento dos líderes. A Previdência Complementar é, assumidamente, mais conservadora. Portanto, a linguagem é desenvolvida dentro de outros parâmetros.


Luz no fim do túnel! 
Para finalizar, este post do jeito que eu sonho, vou usar mais uma citação:


"O fato é que, no atual mundo hiperconectado, resolver problemas em qualquer lugar resolve problemas em todos os lugares.
Além disso, a maior ferramenta de que dispomos para enfrentar nossos grandes desafios é a mente humana. A revolução da informação e comunicação agora em andamento está se espalhando rapidamente pelo planeta. Nos próximos oito anos, 3 bilhões de novos indivíduos estarão se conectando à internet, aderindo à conversa global e contribuindo para a economia planetária. Suas ideias - às quais nunca tivemos acesso antes - resultarão em descobertas, produtos e invenções novos que beneficiarão a todos nós". [2]

Notas 1 e 2
DIAMANDIS, P. e KOTLER, S. Abundância - o futuro é melhor do que você imagina. São Paulo. HSM Editora, 2013.
Imagens
1. Kobra (Oscar Niemeyer)
2. Chor Boogie
3. Geração de Valor (estacionamento)
4. Aprendiendo en la cultura Anahuaca (fan page)

Se você gostou do recado, compartilhe! Lembre-se seu clique faz a rede crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário