terça-feira, 26 de março de 2013

COMPARTILHAR: O GRANDE APRENDIZADO 

Leio, leio, leio. Terminei de ler Abundância - o futuro é melhor do que você imagina, de Peter Diamandis e Steven Kotler. Peguei a dica no Facebook, porque o lançamento é da HSM Editora. Achei que precisava aumentar minhas referências sobre o tema, sempre conceituais e, às vezes, metafísicas demais. 

A proposta desse livro é mostrar como a tecnologia de ponta pode transformar o futuro das PESSOAS. Os fatos são incontáveis na agricultura, na medicina, na geração e distribuição de energia, no tratamento e distribuição da água, na educação. Os dados são usados para evidenciar aquilo que nos negamos a ver: "Os seres humanos estão (fisiologicamente) estruturados para ser otimistas locais e pessimistas globais, e esse é um problema ainda maior para a abundância". [1]
Isso quer dizer que encontramos soluções para desafios individuais, mas não encontramos soluções para a fome do mundo, por exemplo. Temos dificuldade de pensar em escala! 

Pensar em escala significa abrir os olhos e aceitar o que está além de mim. Aceitar meu papel de cidadão na comunidade universal. É uma atitude de conexão. Não importa o outro é igual ou diferente. Importa o que a conexão pode transformar o repertório de ambos. Você está preparado para ser transformado?

Diamandis e Kotler refazem a pirâmide de Maslow com base nas tendências e resultados da tecnologia de ponta. Mas o tempo para a democratização do acesso das PESSOAS aos benefícios tecnológicos vai depender de um aprendizado: o compartilhamento. A conexão explícita (material) faz sentido a partir de uma conexão implícita, que os autores chamam de atitude, posicionamento, otimismo. "Devido ao nosso viés de negatividade, nadar contra a corrente e afirmar que o mundo está ficando melhor faz a pessoa parecer uma sonhadora". [2]

Daí minha dúvida: somos previdentes ao que pode ser bom? Previdência positiva - porque avalia os ônus (riscos) e os bônus (benefícios) de uma situação ao longo do tempo. Mas Previdência é diferente de resistência. A resistência imobiliza. A resistência não acredita, não importam os fatos. A resistência é um facilitador da escassez.

Sei, cara pálida, que você vai dizer: se somos fisicamente constituídos dessa forma, não dá para mudar! Na-na-ni-na-não! Dá para mudar, sim! Basta trocar o negativo pelo positivo. Os budistas ensinam isso há muito tempo! Aliás - na fisiologia - a expressão é essa: diminuir o estímulo do arqueocórtex (amígdala) e aumentar o estímulo ao neocórtex! Bacana, né? E como se faz isso? Com comportamentos mais evoluídos!

Faz pouco tempo, eu postei aqui um texto sobre como as práticas coletivas tornam a vida mais barata! Não é só a questão de ser bom, mas a questão de ser financeiramente mais eficiente que está em jogo! E, se pensar na escala, é a questão de ser feliz que está em jogo.

Prosperidade é simplesmente tempo poupado

Conexão - em todos os sentidos - poupa tempo! E o que você faz com o tempo excedente? Vive e aprende a ser feliz! Porque ser feliz - não se engane - dá trabalho! E está comprovado: ser feliz é muito mais do que ir a shopping ou ficar na beira da praia olhando o horizonte. Ser feliz é um exercício contínuo da lição "Orai e vigiai!". É fazer e manter a conexão com o universo, como primeiro movimento!
Mas a melhor notícia é que ultimamente nos especializamos tanto que agora comercializamos um tipo de mercadoria totalmente diferente. Quando as pessoas afirmam que temos uma economia baseada na informação, o que realmente elas querem afirmar é que descobrimos como trocar informações. As informações são nossa última e mais brilhante mercadoria. "Num mundo de bens tangíveis e trocas tangíveis, o comércio é um jogo de soma zero", diz o inventor Dean Kamen. "Tenho uma pepita de ouro e você tem um relógio. Se negociarmos, eu terei um relógio e você terá uma pepita de ouro. Mas se eu tiver uma ideia e você tiver uma ideia, e nos as trocarmos, ambos teremos duas ideias. A soma não é zero". [3]
Se, na primeira experiência a soma é zero e, na segunda, não, você tem dúvida sobre qual experiência vai prevalecer? Pode demorar tempo para ativarmos totalmente o neocórtex, mas estamos em evolução e a eternidade é nossa! E o progresso é um movimento irreversível. O livro de Diamandis e Kotler é, claro, abundante em exemplos, mas quero destacar um deles sobre o movimento colombiano que derrubou as Farc - grupo dedicado ao tráfico de drogas e armas, sequestros e terrorismos. Teve início com uma atitude individual de um engenheiro de computadores chamado Oscar Morales.
O que Morales fizera para trazer [12] milhões de pessoas às ruas num país onde, por décadas, quem dissesse algo contra as Farc seria sequestrado, morto ou coisa pior? Ele havia criado um grupo no Facebook chamado Um milhão de vozes contra as Farc. Na página digitou, em letras maiúsculas quatro pedidos simples: CHEGA DE SEQUESTROS, CHEGA DE MENTIRAS, CHEGA DE MORTES, CHEGA DE FARC".
"Na época, não me importava se apenas cinco pessoas aderissem", contou Morales. "O que eu realmente queria fazer era reagir e criar um precedente: nós, jovens, não toleramos mais o terrorismo e sequestros".
Morales terminou de criar sua página no Facebook às 3h da madrugada de 4 de janeiro de 2008 e depois foi dormir. Ao acordar, doze horas depois, o grupo tinha 1.500 membros. Um dia depois eram 4 mil. Três dias depois, 8 mil. Aí as coisas realmente se tornaram exponenciais. Ao final da primeira semana a quantidade de membros chegara a 100 mil. Mas ou menos naquele momento Morales e seus amigos decidiram que estava na hora de sair do mundo virtual e ingressar no mundo real.
Apenas um mês depois, com a ajuda de 400 mil voluntários, Um Milhão de Vozes mobilizou cerca de 12 milhões de pessoas em 200 cidades de 40 países, com 1,5 milhão saindo às ruas só em Bogotá. [4]
 Escolhi essa história porque ela mostra que ninguém está sozinho, desde que se perceba assim. A tecnologia é uma aliada. O salto quântico, o ponto de virada, o crescimento exponencial ou qualquer outro nome do fenômeno que se desencadeie a partir do indivíduo não importa. Importa o que ele é capaz de transformar.

Notas [1, 2, 3, e 4]
DIAMANDIS, P. e KOTLER, S. Abundância - o futuro é melhor do que você imagina. HSM Editora. São Paulo, 2012.
Imagens: Wellington Campos https://www.facebook.com/wellcamp

Se você gostou do recado, compartilhe! Lembre-se seu clique faz a rede crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário