sexta-feira, 5 de abril de 2013

MUDAR O MUNDO: QUEM FAZ SAI NA FRENTE!



Quando eu penso sobre o crescimento da poupança previdenciária no Brasil, maciçamente catalizado pelas Entidades Abertas de Previdência Complementar (EAPC), lamento a pouca integração das informações que dão base para a elaboração de uma análise mais clara de tamanho sucesso. Afinal, um crescimento superior a 30% somente em 2012 ganha disparado da maioria dos setores produtivos da economia brasileira.

Mas, a ABERJE - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial publicou uma matéria sobre as estratégias de comunicação do Banco Itaú, apresentadas durante o painel From Brazil to the world: global communication strategies of brazilian companies expanding globally, que integrou o evento 3rd brazilian corporate communications day - New York (clique aqui).

A base do trabalho é E-d-u-c-a-ç-ã-o! Educação integrada com comunicação. Investimento sustentado nos resultados de longo prazo. E o Itaú então tem uma lista enorme, um pergaminho de ações para de sucesso, que não deixa dúvidas sobre a construção de futuro que o banco está fazendo junto à sociedade:


  • 7 milhões de livros para incentivo de crianças à leitura 
  • 400 escolas públicas integradas ao programa Jovem com Futuro
  • 5 milhões de ingressos de cinema, jogos, parques e espetáculos subsidiados para clientes
  • 1,4 milhão de usuários do projeto de mobilidade urbana, com locação de bicicletas em duas capitais brasileiras
  • 12 milhões de visitantes no site do Itaú Cultural
  • 670 mil visitantes nas exposições presenciais
  • 170 mil participantes dos eventos no Auditório Ibirapuera
  • 3,6 mil jovens treinados como agentes de transformação, para atuar junto a comunidades
  • Educação financeira e orientação sobre uso consciente do dinheiro para mais de 2 milhões de pessoas
  • Crédito de US$ 12 milhões para microempreendedores
  • Seminário sobre oportunidades na Copa do Mundo no Brasil para mais de 3,5 empresários.

Não sou cliente do banco, mas acho admiráveis todos esses resultados que me mostram uma leitura mais sistêmica inclusive da bela campanha publicitária que está sendo veiculada pela televisão.



O domínio do mundo

Essas realizações em escala do Itaú dependeram - evidentemente - de um investimento em escala. Inclusive para divulgar o resultado. É uma construção. Não acontece do dia para a noite. Mas - feito pelas instituições financeiras - indica que há um projeto de ganho ainda maior! Não dá para ser ingênuo, mas não dá para reduzir percepção e a interpretação somente às legítimas expectativas de lucro do investidor.

Há uma transformação em movimento! Se o banco está respondendo ao movimento da sociedade, significa que saiu na frente e se antecipou aos fatos. Ganhou, no mínimo, um comportamento social mais convergente e sensível às suas novas propostas de interação e comunicação. 

O domínio do mundo não é brincadeira nem retórica de lunático! Em um fórum global, o Itaú pôde mostrar a convergência local das PESSOAS à Educação, à Cultura, ao Empreendedorismo. Isso redimensiona e reposiciona o valor das estratégias de comunicação junto às decisões institucionais mais sistêmicas, orgânicas e que abrem espaço à interação e participação de toda a sociedade.

Para encerrar este post: dia 8 de abril, Gustavo Cerbasi fará a palestra aberta ao público com o tema Motive-se! Sua vida financeira está apenas começando. A iniciativa integra o Prêmio Universitário ABERJE - O mercado precisa de destaques (clique aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário