quarta-feira, 13 de março de 2013

MUDANÇA TEM QUE SER NA EXPRESSÃO E NA ATITUDE


O radar sempre muito sensível do professor Gil Giardelli (ESPM/USP) monitorou no Twitter e reproduziu pelo Facebook a mensagem oficial que o Vaticano colocou nas redes sociais para informar sobre a escolha de Jorge Mario Bergoglio como Papa Francisco I.

Gil Giardelli chama a atenção para a adoção dos símbolos característicos da Comunicação na web: \o/ \o/ \o/ \o/ \o/ \o/ \o/ \o/ para representar a comemoração institucional. Penso que a mensagem é válida. Mas - por algumas razões - passa uma sensação de populista.

A primeira razão é que o Vaticano é o templo de culto aos protocolos e à tradição. Os poucos movimentos e ideias mais liberais, em geral, são reprimidos, censurados, como a Teologia da Libertação, por exemplo. 

Também me parece contraditório usar a mensagem simbólica nas redes depois do voto no papel e sinal de fumaça na chaminé. Também todos aqueles paramentos apontam para a manutenção, mais do que da estrutura, do espírito conservador. Até gosto da ideia do "tudo junto e misturado", mas tem uma incoerência incômoda aí. 

Vou parar por aqui porque sou muito leiga nesse assunto de Igreja. Mas quis registrar como movimento de Comunicação.

Se você gostou do recado, compartilhe! Lembre-se seu clique faz a rede crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário