domingo, 17 de março de 2013

QUANDO O OLHAR DÁ SENTIDO

Desde talvez outubro de 2011 eu conheço este relógio.  À primeira vista, pode parecer um relógio qualquer, mas, preste atenção na peculiaridade: ele marca as horas ao contrário!

O professor Nivaldo Cândido de Oliveira Júnior, diretor executivo da SUPORTE Consultoria e Treinamento, quis criar um brinde corporativo com um objetivo pedagógico muito pontual: descondicionar o cérebro! Invenção que parece coisa do Chapeleiro Louco, personagem de Lewis Carroll em Alice no País das Maravilhas.

A vida é mesmo uma aventura sempre! E são incontáveis as vezes em que provoca aquela sensação de queda na Toca do Coelho Branco, outro personagem de Alice. No livro, curiosamente, o Coelho está sempre apressado, controlando neuroticamente o tempo.

E como é que eu fui parar no meio disso tudo? O professor me chamou para a brincadeira, com um desafio: criar  o texto de assinatura para o brinde. Depois de estruturadas algumas delas, chegamos à solução: "O tempo sempre a seu favor". Mais uma provocação: se o relógio marca o tempo ao contrário e ler a marcação exige esforço, como poderia estar, então, a favor?

Bom, a explicação é relativamente simples! O professor Nivaldo e eu trabalhamos com Previdência Complementar e capacitação técnica. Então, quem recebesse o brinde talvez fizesse algumas associações do tipo: quanto antes poupar ou aprender, melhor! Esse é o espírito da Previdência: antecipar com segurança e lógica o melhor posicionamento para ganhar em resultados.

Professor Nivaldo Cândido de Oliveira Júnior
Diretor Executivo da SUPORTE 
Previdência - em essência - é construção racional que cria previsibilidades por meio de cálculos Matemáticos e Estatísticos. Porém, lida o tempo todo com imprevisibilidades, porque esses cálculos são aplicados à vida real, assimétrica, com comportamentos individualizados. Em geral, Previdência se transforma em paixão, quando se entende aqueles cálculos ganhando escala para o bem e para o mal. Por isso, o grande segredo: o equilíbrio! Este é o funcionamento correto e perfeito da engenhoca!

Olhar e sorrir

Olho para este relógio várias vezes por dia, porque ele está atrás do monitor do computador. Portanto, é inevitável. Mas ontem, porque a manhã estava cinza e as cores do escritório estavam mais vivas, resolvi fazer umas fotos para postar no Facebook, de farra. Quando fui fazer as legendas, comecei a perceber nos detalhes de cada imagem histórias de PESSOAS, história do meu trabalho, histórias da minha vida. Uma carta, um relógio, um calendário.

Tudo está lá sempre! Mas tem alguma coisa que, dependendo de como você olha, ganha uma nova expressão. Fiquei mais surpresa ainda quando as PESSOAS começaram a curtir a foto do relógio que - olhando bem - ficou involuntariamente mal enquadrada e comigo no reflexo. Como eu sempre afirmo: não é a imagem, são as palavras! Minha intuição diz que as  PESSOAS gostaram da história que, contada de outra forma, daria um livro. Por enquanto, só fiz uma legenda e este post. Quem sabe?

As aventuras têm para mim um apelo sempre paradoxal. É o mistério do sorriso do Gato de Alice por trás do convite da vida. Entro, invariavelmente, em estado de atenção por causa do desconhecido. Mas me rendo à aventura de conhecer aquilo que eu não sei. E a minha vida é um permanente salto sem rede de tirar o fôlego. Não dá para prever o que dá para acontecer. Dá para sorrir, de olhos bem abertos, para não deixar nenhuma imagem escapar.

Se você gostou do recado, compartilhe! Lembre-se seu clique faz a rede crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário