sexta-feira, 26 de abril de 2013

AS PESSOAS NO CENTRO DA COMUNICAÇÃO

Difícil de aceitar, mais difícil ainda de expressar. Mas, aos poucos, a comunicação institucional está aprendendo a observar com um pouco mais de sensibilidade o significado do comportamento das PESSOAS, que são também os consumidores dos produtos.

A partir dessa percepção há um reposicionamento automático da expressão! As mensagens passam a contar histórias de um jeito mais espontâneo de ser. Não é simples notar. A campanha da Natura "toda relação é um presente" inovou no jingle - até então com uma influência muito presente do compositor Arnaldo Antunes. E foi exatamente por isso que, de imediato, em mim provocou uma resistência. Depois, as imagens me chamaram a atenção pela diversidade que está registrando: diferenças intergeracionais, raciais, orientação sexual - todos esses temas estão propostos na nova campanha.



Outra mensagem maravilhosa tem a campanha "o que você quer ser quando crescer" dos sucos Del Valle. Aqui, são registradas as profissões do futuro segundo a imaginação infantil: amigólogo, advogada de plantas, arquiteto de casa de árvore, defensor das formigas, libertador de pássaros e mecânico de corações.


Parece brincadeira

Parece, mas não é! A Coca-Cola está nos bastidores dessa campanha Del Valle. E é formação estratégica de consumo. Mas o que está em questão nessa reflexão é o caminho humano - a abordagem human kind - que essas empresas encontram para falar às PESSOAS sobre o presente e o futuro.

Sai de cena o produto e o que as PESSOAS entendem sobre eles. Ganha espaço o jeito de ser diferente de cada um e a incrível interdependência entre elas. A rede sutil de influências que existe nas relações humanas.

Para esta sexta-feira, acho que essa palhinha do que eu penso é suficiente. Para quem trabalha com Educação Previdenciária, essa abordagem mais o sonho de expandir a Previdência Complementar para os jovens e a Classe C são assuntos que precisam ser discutido mais longamente. Por enquanto, vou encerrar repetindo o recado do Jeffrey Gitomer.
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