sábado, 27 de abril de 2013

NOVAS GERAÇÕES: PREPARADO PARA ELAS?


Qualquer que seja sua área de atuação profissional, esta é uma pergunta que precisa ser respondida todos os dias. Porque na resposta está a diferença entre o término e a continuidade do seu negócio, e certamente a mutação do sentido de sua carreira profissional!

Quando ontem postei a reflexão-relâmpago sobre as campanhas da Natura e da Del Valle,
discuti a questão da mudança de foco da mensagem - do produto para o consumidor. Mas tem uma outra abordagem que me intriga nos dois filmes, mas está mais explicita no filme da Del Valle: a imaginação infantil, que revela novas tendências de comportamento, fala sobre um paradigma profissional bastante diferente do que estamos acostumados. Isso é muito curioso se observarmos essa questão pela perspectiva das Políticas de Recursos Humanos.

A tradição condicionou a maioria das PESSOAS a incluir na própria linha do tempo a formação acadêmica, a construção da carreira profissional (sólida), reproduzindo modelos ou herdados da família (médico, advogado, dentista) ou e tendo - no máximo - um Plano B, um hobby para garantir a realização pessoal. É um modelo funcional, instrumental, racional.

Há um estranhamento natural quando você se depara com a expressão de uma proposta idealizada, que substitui a formação pela realização pessoal, a racionalidade pela criatividade, a reprodução pela inovação, o plano B por projetos infinitos C, D, E, F, G, X².


Para mim, a questão mais importante desta mensagem é a substituição da regra convencional de sucesso pela oportunidade da felicidade.

Ordinário & extraordinário

Para quem trabalha com Previdência Complementar a mudança de paradigma é ainda mais desafiadora. Um mercado que - cada vez mais - enxuga os postos formais de trabalho, como pensar na continuidade do negócio com essa quebra de linearidade, como adaptar os modelos matemáticos e estatísticos, os cálculos financeiros de projeção de futuro diante da vida líquida instalada, como quer o sociólogo Zygmunt Bauman? Como migrar do modelo ordinário para o modelo extraordinário?


Preparar o negócio com base na evolução da perspectiva técnica já é uma resposta bastante complexa de se arriscar. Agora, preparar o negócio com base na evolução perspectiva humana é uma resposta que eu não consigo imaginar.

Mas vou adorar descobrir. Porque fala de dois temas que eu gosto: o futuro - porque trabalho com isso há mais de duas décadas - e a felicidade que, por algum motivo, eu decidi incluir como minha pauta de 2013.

Se você gostou do recado, compartilhe! Lembre-se: seu clique faz a rede crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário