quinta-feira, 25 de abril de 2013

O QUE PODE DURAR 60 ANOS NA SUA VIDA?

O único propósito dessa pergunta é despertar a sensação de longevidade. Porque a maior parte das experiências de vida são fugidias, passageiras. Essa é, por exemplo, a base em que se sustenta o estímulo ao consumo: o prazer imediato, exigindo renovação permanente e, em muitos casos, gerando muita ilusão de satisfação.

Os estudos comportamentais - curiosamente - dizem que as PESSOAS têm pouca tolerância à mudança. Então, cadê aquela história de "liberdade é uma calça velha azul e desbotada?".    Alguns nichos de consumo conseguiram mudar esse conceito e influenciar novas atitudes consumo principalmente nas gerações mais jovens. Muitos fatores determinam o tempo de validade de uma roupa. Em geral, eles não se referem a questões de diferentes naturezas, exceto à função utilitária ou à qualidade da peça. Essas são feitas para ter alguma excelência e resistência ao desgaste.

O casamento é outra proposta idealmente feita para durar para sempre. Houve um momento da história da humanidade em que alguns casais conseguiam concretizar esse projeto de vida. Não é sem motivo que, enlaces com 60 anos de duração recebem o nome de Bodas de Diamante: são resistentes e raríssimos! A decisão de viver junto de alguém para sempre também está sujeita a fatores de diferentes naturezas. Na Administração, esses fatores são chamados de riscos do negócio  a que, por um condicionamento social, todo mundo quer se expor e enfrentar em razão da promessa de retorno em felicidade para sempre! Veja, como toda promessa, não significa que ela seja concretizada. Mas a ideia tem esse potencial, assim como os vínculos de amizade, maternidade e paternidade, que podem atingir os 60 anos de duração.

60 anos, no mínimo!

Um bom plano de aposentadoria deve durar, no mínimo, 60 anos! É preciso considerar nesse cálculo a crescente longevidade das PESSOAS no mundo inteiro e, portanto, uma expectativa de vida até 80 anos para uma carreira profissional iniciada aos 20 anos de idade. Pronto! As contas estão feitas.

A vantagem de fazer essa conta é decidir, aos 20 anos, pela compra desse serviço - junto do carro, do casamento, da casa, da formação acadêmica, da saúde, das viagens que se quer realizar. Porque será esse serviço que entrará em cena a partir dos 60 anos de idade, quando chegar o momento da aposentadoria.

E o plano previdenciário dará continuidade ao seu projeto de realizar sonhos. Porque ele será a manutenção de parte de sua renda em um momento em que você deixará de receber o seu salário mensal.


Se você tem dúvidas sobre essas "contas de padeiro", quem sabe tem a curiosidade de saber como são as coisas no Japão, lugar onde as PESSOAS mais vivem no planeta. 

Lá, elas não apenas entendem a necessidade de um plano individual de aposentadoria, como acreditam que devem trabalhar mais tempo antes de conquistar o período de fruição.

Se você achar muito complicado ir até o Japão, pode aprender muito mais sobre o assunto por meio das informações da pesquisa O futuro da aposentadoria - do HSBC e da Universidade de Oxford (clique aqui). Afinal, o único risco que existe em saber mais é você passar a conviver com maior consciência por toda sua vida.


Se você gostou do recado, compartilhe! Lembre-se: seu clique faz a rede crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário