terça-feira, 23 de abril de 2013

CONFIANÇA: O INTANGÍVEL MAIS PRECIOSO DO UNIVERSO


Para sobreviver, o ser humano precisa confiar. Ainda mais em situações adversas, a confiança é reconhecidamente um fator de superação e sobrevivência.

Mas é preciso entender que - para não se transformar em desapontamento - a confiança precisa ser desenvolvida sem ingenuidade. Pode parecer contraditório, mas aquele que confia "de olhos fechados" transforma-se em vítima deliberada de predadores e oportunistas.

A confiança é uma construção baseada na lucidez. Portanto, para que ela não seja uma experiência nefasta, é necessário atenção e pesquisa sobre a credibilidade da fonte, do profissional, da instituição, do outro.

A regra vale para a vida pessoal, para as decisões de negócio, para o exercício da cidadania. Estou escrevendo isso porque um dos dados da Pesquisa O futuro da aposentadoria, do HSBC (clique aqui) mostra o nível de confiança das PESSOAS no governo como provedor principal de seus benefícios de aposentadoria.


Confesso que fiquei surpresa com a constatação da pesquisa! PESSOAS mais conscientes sobre os papéis de cada um nesse processo podem significar uma predisposição a novas experiências, como a poupança individual para a Previdência Complementar, como aponta o crescimento de mais de 30% das Entidades Abertas, em 2012.

Talvez as PESSOAS - para evitar ou superar desamparo - estejam criando soluções próprias ou entendendo como significativas as propostas de solução que o mercado oferece. Muitas vezes, essas respostas estão ao alcance das mãos mas, por diferentes motivos, não são reconhecidas. Hoje, 20% dos trabalhadores com acesso a fundo de pensão ainda não fizeram adesão.

Se uma das definições de confiança é "dar o primeiro passo", então cabe à Educação Previdenciária - oficial e das Entidades Fechadas de Previdência Complementar - a atitude. Tanto de vinculação desses trabalhadores quanto do fortalecimento do relacionamento com os demais participantes, para que eles possam compartilhar suas boas experiências e suas motivações para confiar no potencial da atitude previdenciária comum: da EFPC, do patrocinador, do trabalhador. Essa é a fórmula mais autêntica de garantir uma Educação Previdenciária sustentada, baseada na confiança, o intangível mais precioso do universo.






Se você gostou do recado, compartilhe! 

Lembre-se: seu clique faz a rede crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário