quarta-feira, 24 de abril de 2013

TEMPO: A RELATIVIDADE EM AÇÃO


Para negócios de longo prazo existem muitas formas de interpretar o tempo como vantagem competitiva. Na Previdência Complementar, por exemplo, ganha tempo e dinheiro o trabalhador que faz a adesão por iniciativa própria, assim que o salário supera o teto da Previdência Social, ou por aceitar as condições de uma Política de Recursos Humanos que preveja o benefício.

Na adesão o relógio começa a contar. Para efeito de imaginação, vou usar aqui como referência alguém aos 20 anos de idade que resolva contribuir para a Previdência Oficial e para a Previdência Complementar até a aposentadoria, aos 55 anos de idade. Depois disso, passe a receber os dois benefícios. O relógio ficaria mais ou menos desse jeito. 

Neste exemplo, o período de acumulação é sensivelmente maior que a fruição, porque a expectativa de vida dessa
PESSOA vai até os 80 anos de idade. Na tabela, fica mais fácil visualizar o cálculo do tempo. Dá para notar que Previdência - muito provavelmente - será a decisão mais duradoura que alguém faz na vida. Aqui, esse plano hipotético duraria 60 anos, contados desde a adesão.


Ganhar tempo no tempo 

A principal razão que deve levar uma PESSOA a decidir por um plano previdenciário é ganhar dinheiro e poupar tempo. Quando o empregador oferece um plano é porque, junto do empregado, vai ajudar a fazer o pé de meia para a aposentadoria. Em geral, as contribuições do empregador são no mesmo valor, limitada até um percentual do salário do empregado. Por isso, o ganho financeiro é imediato
Além disso, o plano fechado com gestão própria em geral não tem fins lucrativos. Portanto a rentabilidade das aplicações no mercado financeiro é também repassada como ganhos para o patrimônio de investimentos. Isso favorece e fortalece a poupança previdenciária que também pode ser aumentada com contribuições extraordinárias do empregado.

Por que se poupa tempo? Porque haverá uma equipe que fará o trabalho técnico de análise das melhores opções e condições de fazer render o patrimônio durante 60 anos! Em geral, os trabalhadores - no exercício de suas rotinas - não têm esse tempo, nem experiência técnica  suficientes para se dedicarem a essa engenharia e a essa gestão financeira. Resolvida essa etapa, caberá ao trabalhador acompanhar os resultados da gestão. 

60 anos de participação!

Os resultados individuais podem ser acompanhados pelos extratos, tanto durante a acumulação quanto durante a aposentadoria. O documento é uma espécie de ressonância magnética da conta de poupança. A periodicidade, em geral é trimestral (serão 240 ao todo). Já os resultados do exercício de gestão podem ser acompanhados pelo Relatório Anual de Investimento (60 ao todo). Todos esses cálculos e gestão de longo prazo representam uma grande vantagem competitiva e quem faz esse movimento sai disparado na frente dos demais.

Para os mais céticos, acho melhor usar um argumento de Peter Diamandis, apresentado no livro Abundância - o futuro é melhor do que você imagina.
"Cada um de nós começa com as mesmas 24 horas ao dia. Como utilizamos essas horas determina a qualidade de nossas vidas. Fazemos um esforço extraordinário para administrar nosso tempo, para poupar tempo, para ganhar tempo. No passado, a simples satisfação das necessidades básicas preenchia a maior parte de nossas horas.
[...] Aprendemos a incrementar a força muscular com forças mais elementares: fogo, vento, e água, depois o gás natural, petróleo e energia atômica. Mas a cada passo desse caminho, além de desenvolvermos mais energia, também poupamos tempo. 

Para a conclusão para essa reflexão, Peter Diamandis se apoia nos estudos especialista em evolução do comportamento pela Universidade de Oxford, Matt Ridley: "[...] a verdadeira definição de prosperidade é simplesmente 'tempo poupado. Esqueça os dólares, conchas de búzios ou ouro [...]. A verdadeira medida do valor de algo são as horas despendidas para adquiri-lo".  No caso da aposentadoria, o valor do tempo é exponencial, porque você otimiza tudo o que o tempo pode lhe oferecer, quando você dispuser de tempo para gastar!

Se você gostou do recado, compartilhe! Lembre-se: seu clique faz a rede crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário