sábado, 6 de abril de 2013

JORNALISTA? HOJE EU SÓ QUERO ESCREVER

Nessa semana, tive a oportunidade de trabalhar junto de muitos profissionais do Sistema de Previdência Complementar. Por isso, ouvi coisas incríveis que registrei esparsamente na memória. Acho que tudo merece registro fidedigno. Acho que tudo merece ser compartilhado. Acho que as construções autorais devem ser catalogadas, classificadas e, principalmente, nomeadas.


Mas hoje é sábado, e eu só quero é ser feliz!

Então, para você ter uma sensação parecida com a que eu tive, cara pálida, faz de conta que você ligou o rádio enquanto está fazendo alguma coisa legal que capta sua atenção quase toda. Daí você vai ouvindo alguns trechos aqui e ali do que o locutor está dizendo, ok?

"Os fundos de pensão deveriam ter um Comitê de Inovação"

Adorei! Porque visão traz mudança e, como afirmava o filósofo da linguagem Mikhail Bakhtin, a expressão é a materialização antecipada do porvir. Alguns profissionais levam isso tão a sério que sistematizam a prática em eventos, workshops, oficinas. Vou usar um dos incontáveis casos tratados pelo livro Abundância - o futuro é melhor do que você imagina:


Na já mencionada reunião de Engenharia Visionária da Fundação X PRIZE, Aneesh Chopra, o primeiro diretor federal de Tecnologia norte-americano, e Scott Pearson do Departamento de Educação encabeçaram um debate sobre prêmios de incentivo para desencadear uma nova geração de jogos educacionais 'eficazes, envolventes e contaminantes', a serem lançados na internet. Alguns meses depois, o presidente Obama disse: "Estou preconizando investimentos em tecnologia educacional que ajudarão a criar [...] software educacional tão irresistível quanto o melhor videogame". Cabe a nós promover essa revolução. Logo conseguiremos criar um aprendizado baseado nos jogos que será tão profundo, imersivo e totalmente viciante que olharemos para os cem anos de hegemonia do modelo industrial [de educação] e nos perguntaremos por que durou tanto tempo? [1]

Para mim, isso não é exatamente novidade porque - há alguns anos - tive a oportunidade de ajudar na edição da pesquisa A interatividade qualitativa dos jogos digitais (clique aqui), do publicitário Viktor Blazek (ECA/DPZ), que mostra os efeitos pedagógicos e o potencial integrativo dos games.

"Medo ao risco é um pecado bíblico"

Inovação e mudança dependem de imaginação. Dependem ainda mais da superação do atávico medo ao risco. O medo como pecado bíblico está descrito na Parábola dos Talentos, que têm de ser colocados a serviço da transformação, do prosperidade, da abundância. A perda dessa oportunidade é desperdício e pecado. Para ilustrar, vou usar uma historinha do livro HumanKind:


Digamos que você está em Milão, perambulando pela Via Montenapoleone e pelas vielas adjacentes, passando pela Giorgio Armani, Dolce & Gabbana, Buccellati, Fornasetti e muitas outras lojas com suas vitrines iluminadas com roupas, joias e objetos de arte. Um par de sapatos especialmente elegante chama sua atenção. Você olha o preço na etiqueta e vê que seu saldo bancário não cobre o valor, não se pretende pagar o aluguel e comer pelos próximos três meses. Você poderia parcelar no cartão de crédito, mas assim estaria acrescentando mais uma despesa, as prestações mensais dos sapatos. Imagine se existisse uma maneira de economizar sem sacrifício para comprar os sapatos de acordo com uma programação personalizada e ainda ganhar juros ao mesmo tempo. Imagine se esse plano de poupança pudesse ser criado em apenas 12 segundos e fazer tudo isso por telefone.Incentivado pela Leo Burnett de Milão isso é exatamente o que o e-banco ING concordou em desenvolver: um aplicativo para celular e um browser plug-in para ajudar as pessoas a criar instantaneamente uma conta-poupança para comprar o que quisessem, em vez de utilizar o cartão de crédito. [2]
Por que eu escolhi uma história de sapato? Volte ao trecho e leia só as palavras destacadas em laranja e veja se isso não é a estrutura da Educação Previdenciária do Futuro? Sei que o seu medo vai me dizer: mas é consumo! E eu vou responder: Previdência Complementar também é. Porque você faz um plano para garantir seu consumo estendido no longo prazo, isto é, durante toda a sua vida. Previdência é sustentabilidade da vida. 
Mas, se você não está convencido de que essa pode ser uma resposta inovadora aos seus desafios profissionais, que tal uma solução da Universidade Cruzeiro do Sul?
Para fazer com que os jovens refletissem antes de fazer as suas escolhas, a Giovanni+Draftfcb criou a ação “O Espelho do Futuro” para a Universidade Cruzeiro do Sul. Nela, o jovem conseguiu falar com ele mesmo mais velho, depois de ter feito as escolhas erradas. (clique aqui)
Eu prefiro a primeira abordagem - a educação positiva. Mas há quem considere a linha da educação pelo medo mais efetiva. O fato é: sem risco, sem mudança! O que as duas iniciativas estão buscando é uma nova atitude. Um novo comportamento. Uma nova consciência sobre possibilidades e escolhas. 

Um propósito estimula uma série de realizações conectadas entre si, mas sem estabelecer uma conclusão. É por isso que o trabalho movido por um propósito humano de marca, nascido da intersecção entre humanidade e originalidade é autossustentável, instigante e diferente.
[...]Culturas e costumes são diferentes ao redor do mundo e essas diferenças devem ser levadas em consideração ao se identificar o propósito e como ele beneficiará as pessoas. [3]
Notas
[1] DIAMANDIS, P. e KOTLER, S. Abundância - o futuro é melhor do que você imagina. São Paulo. HSM Editora. 2012
[2 e 3] BERNARDIN, T. e TUTSSEL, M. HumanKind. M.Books do Brasil Editora. 2013


Se você gostou do recado, compartilhe! Lembre-se seu clique faz a rede crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário