quinta-feira, 11 de abril de 2013

MAIS AMOR, POR FAVOR!


Avanços incrementais são importantes, mas os evolucionais são melhores. Isso quer dizer que, só a tecnologia ajuda, mas não faz milagres se o comportamento se mantiver na retaguarda do processo. Eu sintetizei, mas são orientações combinadas de pensadores como Gil Giardelli (ESPM/USP), Peter Diamandis (Singularity University) e Clay Shirky (Universidade de Nova York).

Os três se dedicam a entender sistemicamente as redes sociais. E predizem a alavancagem do futuro por meio das tecnologias, desde que as PESSOAS aprendam a cooperar e a participar. Essa meta, certamente, é um processo educativo de longo prazo. O caderno Economia & Negócios de O Estado de S. Paulo publicou hoje a matéria Redes sociais podem acabar com amizades reais, mostra pesquisa (clique aqui).

Os números comprovam que as redes, por enquanto, estão funcionando como "puxadinho"
do barraco real entre as PESSOAS. As mensagens passam naturalmente da provocação à agressão e difamação, levando muita gente cancelar contatos ou perfis. :0(

Percepção dos nós

Em rede, nós somos nós, conexões, facilitadores da informação. Então, a qualidade do que circula na rede depende de cada um desses nós: eu, você e todo mundo que está conectado. Simples assim!

Se eu compartilho lixo eletrônico, é como se abrisse a janela do carro e jogasse embalagem de batata na rua. Sou um porcalhão!

As redes sociais oferecem alguns filtros. Porém há tendências estéticas, notícias ruins disfarçadas de "quem avisa amigo é" que são puro lixo virtual tóxico. Em compensação há outras manifestações bacanas. Durante o curso de Redes Sociais e Inovação Digital, conheci uma dessas PESSOAS do bem - o publicitário Wellington Campos - que cria essas imagens bacanas do Woody - protagonista da animação Toy Story, da Pixar. 

Esta semana, enquanto olhava para uma delas, vi um comentário em inglês que me chamou a atenção. Era uma senhora dizendo que ela e neto amavam as fotos. Eu, que já curtia, passei a observar com mais atenção.

É um álbum inteiro extremamente acessado pelo Instagram (clique aqui): tem mais de 2 MILHÕES de seguidores. E TODAS as imagens têm uma singeleza, uma verdade que fazem você sorrir.

Elas não assustam. Algumas têm gosmas ou massarocas como os monstros de todas as categorias de terror, mas são do bem. Compartilham valores intangíveis como amizade, felicidade, simplicidade, diversidade. 

Por influência dessas análises críticas e de práticas do bem como a de Wellington Campos, sei que o aprendizado é uma questão de tempo. A tecnologia para superar a barbárie já está em nossas mãos. Temos que transpor nossos corações e mentes da barbárie para a contemporaneidade para aproveitar melhor a oportunidade da conexão em rede que nós mesmos criamos. Mais educação é mais cidadania e mais consciência de sociedade.

Se você gostou do recado, compartilhe! Lembre-se: seu clique faz a rede crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário