quarta-feira, 10 de abril de 2013

RENOVAÇÃO: MAIS DO QUE EXPRESSÃO

São incontáveis os fatores que influenciam e determinam a construção de uma marca. O processo é tão complexo que, por si só, viram lenda. A Coca-Cola é um desses casos. Frank Robinson com a própria caligrafia desenvolveu a logomarca de um dos produtos mais populares do mundo.

Para mim, esses mitos são consagrados quando as PESSOAS saem do anonimato e são expostas ao risco da avaliação pública. Não é simples, porque as percepções podem ser tanto positivas quanto negativas. Mas o enfrentamento, sem dúvida, fortalece as PESSOAS e a marca.

Hoje, em Brasília, a Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar - ABRAPP está realizando o Encontro Regional Centro-Oeste (clique aqui). É o primeiro de uma série de seis eventos (clique aqui) que tem o propósito de levar às Entidades Fechadas de Previdência Complementar do país as pautas que deverão mobilizar o Sistema durante todo o ano.



Só que, este ano, a entra na agenda um tema novo: a revitalização das marcas da ABRAPP e do Sindicato Nacional das Entidades Fechadas de Previdência Complementar - SINDAPP. Acompanhei parte desse trabalho que começou em 2012 e foi vencendo muitas etapas para chegar a este momento de divulgação. Houve uma mobilização geral de equipes e lideranças, revendo conceitos e valores que sustentam a atuação e os objetivos de cada uma dessas instituições.

Solidez e fluidez

O trabalho foi todo desenvolvido in company, pela equipe técnica capitaneada por Ana Paula Peralta, gerente de Relacionamento e Educação Corporativa, Alexandre D'Andréa, Roberta Botelho e Carolina Seixas. Esse time conseguiu uma grande vitória de materializar por meio de uma ação concreta a inovação, transição e mudança, temas recorrentes nos seminários, congressos e encontros em que o Sistema reúne especialistas de diferentes áreas para debater as tendências da Previdência Complementar.

As novas marcas combinam no design a preservação da solidez - patrimônio conquistado em mais de 30 anos de história - e a inovação incremental da fluidez, porque essa é uma necessidade de adaptação evolutiva.

Agora - na exposição - precisam avançar em mais uma etapa, que vai depender muito da receptividade das Associadas. Porque o sucesso de uma marca depende de popularização. Adesão e compromisso com a ideia. Esse fenômeno se desencadeia por meio do compartilhamento. É no gesto espontâneo de apoio, do acolhimento, que o propósito ganha sustentação e mais força.

Você é o que você compartilha


Eu sou uma entusiasta de muitos movimentos de Comunicação. Então, para mim, é impossível deixar de comemorar mais este trabalho que, não tenho dúvida, encontrará todo o respaldo para avançar em novas frentes e ampliar o conhecimento de segmentos do mercado e de toda a sociedade sobre a importância da Previdência Complementar na vida das PESSOAS, no crescimento da economia. 

Afinal, num país com dimensões continentais e um povo que se distingue pela tagarelice é inadmissível acreditar diferente disso. Eu sou brasileira e sei como é. Os profissionais de Previdência Complementar não estão sozinhos, só estão espalhados. A ABRAPP e o SINDAPP cataliza a força de muita gente que está trabalhando sério para mudar essa realidade.


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