sábado, 11 de maio de 2013

CRONOFAGIA: UMA RELAÇÃO DE VIDA E MORTE

O tempo... A gente não pensava muito nele porque vivia pouco. Mas o tempo de vida das PESSOAS está ficando cada vez maior... E isso dá muito o que pensar. Bom, mas vou escrever sobre essa palavra - CRONOFAGIA - que eu nem sabia que existia. 

Vou tentar contar essa história de frente para trás. Porque pensei em cronofagia hoje de manhã porque estava pensando no paulistano Oswald Andrade e a Semana de Arte Moderna de 1922. Naquela ocasião, ele liderou uma grande revolução cultural divulgando o Manifesto Antropofágico. A História nunca mais foi a mesma depois de 1922, porque passou por uma ação poderosa ação de libertação de regras e tabus.
Oscar Niemeyer, por Eduardo Kobra. A obra foi executada em fachada de edifício na Avenida Paulista

O Manifesto de Oswald Andrade e muitos outros artistas era uma proposta que detonava o provincianismo cultural nacional, legitimador somente das expressões artísticas clássicas - especialmente as europeias. O Manifesto Antropofágico propunha uma expressão multicultural, fusion, como o povo brasileiro, que ser formou por influências multirraciais. Ruptura total com os padrões de linguagem de então. Oswald de Andrade era um cidadão do mundo.

Passeio socrático

Bom, ontem eu encontrei no shopping center um grafiteiro que considero genial: Eduardo Kobra. Paulistano que tem transformado os muros, as enormes paredes do mundo com uma arte singular. Ele me convidou para participar da fan page dele nas redes sociais. Fiz isso! E, enquanto via o álbum de fotografias, os andaimes para a execução dos trabalhos, lembrei da experiência de observar e falar um pouco com o artista. Ele me disse que está realizando projetos incríveis em Tóquio, Cidade do México, Nova York e mais uma capital que, pela minha euforia com as informações, não consigo lembrar. Talvez seja São Paulo. Eduardo Kobra é um cidadão do mundo.

Dá para entender o valor dessa história? No meio de um monte de coisas que eu não precisava, eu encontro uma PESSOA do mais elevado quilate e que interage comigo, por pura generosidade? Por pura fruição? Dá para entender isso? Porque eu não tenho muita certeza se entendo.


Só prá lembrar....

Hoje cedo, pensei em como seria oferecer um plano de Previdência Complementar para Eduardo Kobra? Ele é jovem, não tem patrocinador (da forma como nós - profissionais de Previdência Complementar estamos acostumados entender), tem expressão global, emprega gente - porque ele não trabalha sozinho e tem uma profissão totalmente fora dos padrões convencionais.

Talvez o Banco Santander possa fazer algo nesse sentido,  já que trabalha criando soluções financeiras para profissionais liberais e jovens em início de carreira.

Sobre os andaimes, o artista devora o tempo, transformando o mundo. Enquanto isso, o tempo transforma e devora a vida do artista e a de todos nós. Kobra, 33, retratando Niemeyer, 105. Não é uma metáfora curiosa?

Só pra lembrar, neste mês será lançada a I Semana Nacional de Previdência Complementar. Isso não mexe com a sua imaginação, cara pálida? A minha ferve! Eu queria ajudar a escrever e lançar um Manifesto Cronofágico! Um texto que explicasse para as PESSOAS que ter mais tempo é bom. Niemeyer sabia disso. Mas é preciso dar valor ao tempo e reconhecer suas multiexperiências. Planejar e viver o melhor em todos os momentos. Ser feliz! E tudo pode ser muito simples. Pode começar ouvindo hip hop, como o Kobra e buscando um jeito pessoal de tornar a própria história única!

Eu conheci gente que me falou sobre o Google da Previdência Complementar (Lucas Silveira, da Previ Novartis), gente que me falou sobre a rave da Previdência Complementar (Juliano Sartório, da Sarah Prev), gente que me falou sobre as revendedoras da Avon num grande exército de formadoras de opinião sobre Previdência Complementar (Ivan Sant'Ana Ernandes, da PUC-MG/Atest Consultoria Atuarial). Esses sonhos transformaram a minha química pessoal. Eu adorei ouvir isso como ficção. Hoje vejo que essas ideias todas estão muito mais próximas da tangibilidade.

A minha vida, graças a Deus, é uma coleção de PESSOAS e histórias fantásticas! Para mim é comum aquela sensação de confusão entre vida e sonho que Alice no País das Maravilhas explica tão bem como aventura. O lance é, mais do que nomes, buscar sentidos em tudo o que acontece.... Mas eu adoraria dar o nome de Cronofágico para o Manifesto que ainda mostrará às PESSOAS uma lição muito simples, tão bem escrita por Paula Abreu em Paixão - modo de usar:


E o tempo é o luxo do mundo moderno, um recurso não-renovável essencial para a nossa felicidade. 

Se você gostou do recado, compartilhe! Lembre-se: seu clique faz a rede crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário