segunda-feira, 13 de maio de 2013

IVAN SANT'ANA ERNANDES: O CARA

Ivan Sant'Ana Ernandes: um dos idealizadores do Sonangol
O Diário dos Fundos de Pensão de hoje disse tudo: 
"Ainda em 2013 Angola deverá ganhar o seu primeiro fundo de pensão. E pelas mãos de um brasileiro, um de mais de uma dezena de patrícios que ocupam posições de ponta no esforço para ajudar especialmente os angolanos, entre outros povos de língua portuguesa da África, a desenvolver a sua previdência complementar".
Essa é só a abertura de um texto que explica o trabalho de expansão do modelo de Previdência Complementar para países emergentes. As vantagens e diferenciais dessa tecnologia de planejamento de vida no longo prazo, desenvolvida localmente com potencial para expansão além fronteiras.

Como o Diário dos Fundos de Pensão explorou a dimensão técnica do projeto, o Conversação faz a tietagem, a torcida declarada, a abordagem assumidamente tendenciosa e comemorativa. Porque é muito importante esse tipo de conquista para os operadores da Previdência Complementar no Brasil.

No Brasil, o professor Ivan Sant'Ana Ernandes (PUC/MG) é um dos mais mais prestigiados e aclamados entusiastas do Sistema. Influenciador nato! Responsável pela decisão de carreira técnica de muita gente. Um C-A-R-A que indiscutivelmente sabe das coisas.

Conversação

Conheci Ivan Sant'Ana Ernandes em Brasília. Era o início do meu trabalho no acompanhamento do Programa de Educação da ABRAPP. Por uma característica muito peculiar - ambos somos tagarelas - houve uma convergência imediata. Depois virei admiradora da mobilização e da energia que acontecia em sala de aula. O desdobramento lógico da história é que hoje me considero amiga pessoal dele.

No final de 2012, por uma oportunidade que trouxe um grupo de profissionais angolanos ao Brasil, o professor Ivan Sant'Ana Ernandes me convidou para ministrar o tema Comunicação e Educação Previdenciária, no curso de capacitação técnica promovido pela Atest Consultoria Atuarial. Foi em novembro, em Belo Horizonte.

Estou recontando esse episódio para deixar pontuada a atitude de engajamento que o  o professor Ivan Sant'Ana Ernandes naturalmente promove. E é exatamente por essa desenvoltura que eu suspeito, há muito tempo, que os PALOP - países africanos de língua oficial portuguesa - têm outro plano, além dos de Previdência Complementar que eles estão implantando. 

Minha sensação é que eles querem verdadeiramente importar nossos professores! Captura de capital intelectual de valor imponderável e ilimitado! Vejo com bons olhos a intenção. Mas meu coração fica inquieto com a ideia.
 
Se você gostou do recado, compartilhe! Lembre-se: seu clique faz a rede crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário