sexta-feira, 24 de maio de 2013

PESQUISA: UMA FONTE DE REVELAÇÕES PRECIOSAS


As decisões para encantar o cliente, alavancar o relacionamento, promover a fidelização e até subsidiar um Programa de Educação Previdenciária são mais precisas quando sustentadas estrategicamente por boas pesquisas. Esse foi mais um tema discutido durante o 4º Encontro Nacional de Comunicação e Relacionamento dos Fundos de Pensão.

Pesquisa é um instrumento valioso, utilizado pelas empresas para investigar e aprofundar o conhecimento sobre um tema. Pode ser sobre o produto, o cliente, o processo de trabalho. Em geral, tudo começa com essa curiosidade, associada a uma intenção positiva de intervenção e transformação daquela realidade.

Rosana Rocha, da Sentire
O resultado da pesquisa – qualitativo ou quantitativo – traz um retrato que pode ter mais ou menos nitidez e precisão. O que determina essa característica é a qualidade da metodologia utilizada. Nas pesquisas qualitativas, por exemplo, o ambiente é um fator relevante.

Hoje, as grandes empresas acolhem o grupo de respondentes em espaços alternativos como as salas do Café Octávio, em São Paulo”, explica Rosana Rocha, da Sentire, empresa responsável pela realização de registros técnicos no processo de investigação. “Os pesquisadores promovem muita interação por meio de dinâmicas estruturadas, em busca das inferências subjetivas que possam ser materializadas na reinterpretação de um produto ou serviço. Pode ser um automóvel, um secador de cabelos, um sapato, uma cerveja, um serviço financeiro. Tudo é planejado para retirar o máximo de informações”.

Segundo Rosana, existem muitos recursos que os pesquisadores utilizam para tornar as experiências sensoriais dos pesquisados ainda mais relevantes. “Música e humor dosados com profissionalismo estimulam a empatia e a descontração, fundamentais para o resultado da coleta”. O mais importante, entretanto, é a análise de dados para alavancar um plano integrado e estratégico de ações. “A interpretação dos dados é geralmente feita por uma equipe multidisciplinar formada por sociólogos, antropólogos, profissionais de marketing e comunicação. Todos contribuem para que os registros sejam relevantes tanto para a estratégia em foco quanto para outras possibilidades espontaneamente sugeridas e que possam gerar ações que não tenham sido inicialmente planejadas, mas que tenham pertinência e coerência com o propósito institucional”.

Simplificação e soluções arrojadas

Lucas Silveira, da Previ Novartis
Na Previ Novartis, Lucas Silveira foi destacado para implantar uma pesquisa quantitativa utilizando uma ferramenta gratuita. “O Google possui um recurso próprio para a realização desse trabalho. É preciso, entretanto, estimar as margens de erro e ficar atento à qualidade da amostra. Aqui, tivemos um retorno bastante significativo, que nos permitiu criar vetores para nossas decisões. Temos 3 mil participantes ativos e foram 700 respostas nos primeiros dias. Depois de três semanas, superamos mil respondentes. Dessa forma bastante simples, conseguimos saber mais sobre as expectativas de nosso público, otimizar o orçamento e implantar as primeiras ações de Educação Previdenciária”.

A interpretação dos resultados quantitativos e a implementação do plano de ações foi um esforço coletivo dos gestores e dirigentes da Previ Novartis

Outro destaque é o trabalho de curadoria de conteúdo, também desenvolvido in house. Cada indicação de artigo, vídeo informativo, curso de educação a distância passa por uma seleção, avaliação de pertinência, credibilidade das fontes e alinhamento com a concepção geral das ações da Previ Novartis sobre Educação Previdenciária. Clique aqui para acessar o resultado. “Essas soluções foram fundamentais para os avanços e ampliações que pretendemos realizar”, projeta Lucas.

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