sexta-feira, 17 de maio de 2013

PLANEJAMENTO TEM CADA REVELAÇÃO!

Eu gosto de todas as etapas envolvidas em um processo de Comunicação. Da concepção da ideia à medição do impacto. O planejamento da ação, entretanto, é o que  mais termina me encantando, talvez pelas surpresas que tornam cada planejamento uma experiência inédita.

Hoje estou me preparando para o trabalho que vai acontecer dias 20 e 21 em Brasília e, investigando o trabalho do cientista da inovação Charles Bezerra, encontro uma indagação bastante incômoda: "Você está preparado para reduzir o poder dos processos e da tecnologia e aumentar o poder das PESSOAS? Você está realmente preparado para fazer mais, melhor, em menos tempo e com mais alegria?" (clique aqui). Os novos mapas mentais são a resposta. Mas como sair do condicionamento das respostas prontas para buscar novos caminhos? "Inovar é preparo para a mudança".  Quer mais? Tem! Veja:

Fazer perguntas é uma das minhas principais atividades. Eu planejo roteiros baseados em perguntas e pressuposição de algumas respostas. Como quem joga xadrez, cujos lances são decididos em função das contrapartidas do outro jogador. 

Por isso mesmo, quando vejo a linha de pensamento de Charles Bezzera, penso: Como será transpor essa proposta de trabalho para as ações que deverão integrar a I Semana Nacional de Previdência Complementar? O lançamento deste projeto será no final da tarde do dia 20 de maio, em Brasília, no 4º Encontro Nacional de Comunicação e Relacionamento dos Fundos de Pensão.

Consigo imaginar como resposta algo no modelo do que se tem feito para a expansão do Empreendedorismo no Brasil e no mundo, que mobiliza uma legião de voluntários qualificados especialmente nas principais capitais do país. Existem, evidentemente, processos poderosos de Comunicação e Relacionamento criando o direcionamento e o alinhamento centrais do projeto. Mas as ações efetivamente são baseadas na colaboração das PESSOAS

São elas que determinam a efetividade e o êxito de projetos colaborativos de aprendizagem e compartilhamento de conhecimento. Nem todo mundo está preparado para essa proposta descentralizada de atuação, mas a produção de resultado é uma realidade: as inscrições para mais uma edição do evento - que acontece em novembro de 2013 - já estão abertas (clique aqui).

PESSOAS agora e sempre

PESSOAS são a resposta, o alvo, o grande catalizador da transformação de comportamento, a grande conversão da cultura. As PESSOAS - muito mais do que os processos e os produtos, o preço, a promoção (mensagem), a praça (lugar) - assumem a centralidade do movimento de inovação - independentemente de qual papel assumam nesta história. Sim! As PESSOAS são um P, uma dimensão maior para a qual os demais clássicos Ps do Marketing atuam.

Quem segue o Convesação sabe que tem mais um P nessa conta! É a Paixão. Porque ela é a perspectiva que revela - na análise de um planejamento de trabalho - os espectros mais brilhantes e coloridos que potencialmente poderão se transformar em resultados concretos. É a Paixão que mostra a interdependência entre a mágica do porvir e as PESSOAS que estão no olho do furacão de tudo o que vai acontecer.

Se você gostou do recado, compartilhe! Lembre-se: seu clique faz a rede crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário