quarta-feira, 22 de maio de 2013

SEUS DESEJOS, UMA ORDEM!


Sabe aquela advertência bíblica: cuidado com os seus desejos? Não se trata de colocar limite, mas preparar você para assumir o resultado realizado e todos os desdobramentos que seu desejo desencadeia. Então, eu voltei de Brasília realmente cheia de novas histórias como eu pretendia. Mas organizar a experiência inteira é uma outra viagem, desta vez, para dento.

O repertório é como tudo o que você coloca na mala. Mas só tem valor quando você escolhe uma peça que seja útil, faça sentido e enriqueça a sua expressão. Para que a escolha tenha precisão, é imprescindível que o conteúdo esteja organizado. Usar conceitos distorcidos ou de forma inadequada oferece riscos à imagem e à credibilidade similares aos de quem arrisca vestir uma calcinha ou cueca na cabeça.

Por enquanto, o meu repertório está um emaranhado. Por isso, só vou puxar um detalhe que está ocupando as minhas ideias imediatas. Como trabalho para a TV ABRAPP é curioso porque é minha função fazer perguntas. Mas frequentemente sou surpreendida com uma espontânea alternância de papeis. A Comunicação: dinâmica pura!

- "O que você quer que eu diga?"

Então sou eu que tenho que responder? 
- É! 
Eu quero que você diga o seu recado! 

Como quem espera que o um craque faça o gol sempre que esteja com a bola no pé. A resposta pode parecer óbvia, mas não é bem assim, não é assim que a coisa funciona! 

Entendo pouco de futebol, mas sei que tudo tem que ser armado! Quando mais planejamento, mais chance de finalização bacana! Então, com muito zelo, responsabilidade, cuidado, a gente vai lá e ajuda a organizar as ideias. Nem sempre eu tenho a melhor sugestão. Ontem mesmo, eu perdi uma chance de ser mais efetiva para um golaço que não foi feito no final do jogo.

Poderia justificar com argumentos bastante lógicos. Mas foi falta de presença de espírito! Uma implementação de melhoria que, evidentemente, deverá ser buscada. Porque excelência em Comunicação e Relacionamento só acontece assim! A gente vai lapidando o processo o tempo todo.

Sei que eu poderia começar a contar minhas histórias por muitos momentos de êxito de incontáveis movimentos que aconteceram nestes dois dias em Brasília. Mas preferi observar esse detalhe. Sei que ele ainda vai me revelar outras possibilidades. 

A palestra motivacional de encerramento - que eu consegui assistir quase que integralmente - e que tratava sobre felicidade foi baseada em muitos conceitos da Física Quântica conhecidos meus. Um deles é interdependência, que eu frequentemente discuto aqui. Aliás, a ilustração deste post não é aleatória. Eu postei ontem cedo no Facebook e, com surpresa, vi a palestrante nos fazer cantar a letra inteira de Almir Sater no final da tarde. Mas, de imediato, o que tem mais precisão agora é  justamente aquela lição sobre o infinito das possibilidades, para que sua experiência seja sempre nova! 

O que eu quero dizer com isso, cara pálida? Que o golaço pode não ter sido marcado naquela situação. Mas a energia do chute não se perdeu. Está aqui e já começou a passar por um processo louco de reelaboração. Por que? Porque é evidente que eu quero ajudar a fazer muitos outros gols, novos, criativos, originais. Claro! E, principalmente, e ser muito feliz observando a reação da galera com as histórias que todos nós temos para contar!

Se você gostou do recado, compartilhe! Lembre-se: seu clique faz a rede crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário