domingo, 16 de junho de 2013

ATÉ O HARLEM SHAKE

Algumas peças de comunicação da Intel me agradam muito. Gosto especialmente daquela produzida para explicar o posicionamento institucional sobre valor atribuído à inteligência e à inovaçãoSempre penso nessa propaganda como análoga à minha sensação quando descubro um trabalho bacana sendo desenvolvido em Previdência Complementar. Lógico! São muitos, mas hoje eu volto a falar de Ivan Sant'Ana Ernandes. Esta semana, como avisei, estive em Salvador, trabalhando no 8º Encontro Nacional dos Advogados de Previdência Complementar (ENAPC). Lá me perguntaram se eu era fã dele porque, volta e meia, o nome do professor da PUC-MG figura entre os meus posts, legendas e, obviamente, conversações.

Sou fã declarada, tiete do trabalho de Educação Previdenciária que o professor Ivan Sant'Ana Ernandes desenvolve dentro e fora de nossas fronteiras! É engraçado o poder das palavras. Porque - enquando acompanhava o Programa de Educação da ABRAPP - testemunhei reiteradamente muitas e muitos operadores do Sistema de Previdência Complementar dando declarações espontâneas e apaixonadas sobre a influência do trabalho do professor em suas carreiras e escolhas profissionais. 

Durante o Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, é comum ver a cena: sala lotada em apresentações sobre Atuária. O professor é seguido pelos alunos que ele traz de Minas Gerais e até de outros países, principalmente Angola. E as declarações, quando você quer ouvir, são muito semelhantes. O poder de influência, relevância, formação de opinião e cultura realmente me impressiona.

A diferença é que eu registro por escrito, por enquanto... São provas digitais conscientes, como aprendi com a professora Patrícia Peck (ESPM/SP) palestrante do ENAPC. Por enquanto, porque o trabalho de tv digital está em expansão, como tão bem ensina o professor Gil Giardelli (ESPM/USP),  de quem perdi as contas de quantas menções e referências eu fiz para justificar as minhas reflexões.

A verdade é que eu sou apaixonada por todo mundo que me influencia, transforma, ressignifica o meu trabalho, reposiciona a minha interação com a vida! Albert Einstein, por exemplo, é outra das minhas paixões mais rasgadas mas, infelizmente, não conheci pessoalmente... Uns gostam de jogador de futebol. Outros, atores, músicos.... Cada um escolhe seus heróis, ídolos, suas paixões, quem melhor representa sua admiração e inspiração, pois não?




Barcelona, Lisboa e Angola

Para quem quer saber do professor Ivan Sant'Ana Ernandes, ele está transitando entre Barcelona, Lisboa e Angola, em uma série de compromissos profissionais, apresentando a Previdência Complementar Brasileira aos profissionais estrangeiros. Entre os dias 19 e 21 de junho no IV Congresso Ibérico de Atuários (clique aqui), ele apresenta o paper Previdência Complementar no Brasil. Então, cara pálida, se - como eu - você está no Brasil e não pode participar do evento, mas quer saber o que ele vai falar lá, leia! Essa a vantagem do mundo digital (clique aqui). 

É na interface e pela diversidade entre diferentes pensamentos que o mundo se constrói e evolui. Penso que a Comunicação em Previdência Complementar Brasileira ainda precisa ganhar muitas e novas expressões. Por isso, já escrevi aqui sobre ideias de outros profissionais que sonham com o Google da Previdência Complementar, a rave da Previdência Complementar. A materialização dessas ideias em fatos pode parecer impossível mas, atenção, está cada vez mais perto! E eu fico tão feliz, tão feliz pelo avançar desse processo que só posso simbolizar essa minha sensação por meio de outro vídeo da Intel. E, antes que você me critique, cara pálida, explico! O Harlem Shake é uma  das manifestações institucionais com efeito viral explosivo no Retorno sobre Atenção (ROA) e Retorno sobre Relacionamento (ROR) com investimento em produção praticamente zero. 

Já vou avisando: nos posts da próxima semana, volto a falar nesse tema, fonte que nunca seca, como o professor Ivan Sant'Ana Ernandes gosta de brindar às boas realizações, sucessos e conquistas da vida!

Se você gostou do recado, compartilhe! Seu clique faz a rede crescer!

Um comentário:

  1. Preciso me agarrar numa pedra, para não voar, de tão "cheio" fiquei!
    Beijos.
    Ivan

    ResponderExcluir