segunda-feira, 24 de junho de 2013

PENSE GRANDE! EXISTA MAIOR AINDA!


Amanhã, acompanho o I Encontro Nacional de TI dos Fundos de Pensão (clique aqui), realizado pela Associação Brasileira dos Fundos de Pensão (ABRAPP). A programação privilegia protocolos de segurança, continuidade do negócio. Mas traz ainda temas como computação em nuvem, tendências e inovações em TI.

Desde janeiro, quando estive em visita técnica na unidade de São Paulo da CBS Previdência, ando pensando e conversado com diferentes profissionais sobre conversão de bancos de dados para otimização da Comunicação e da Educação Previdenciária via redes sociais. O que eu aprendi é que esse trabalho é feito por meio de robôs, programação, inteligência artificial. Uma vez construída a estrutura, você pode utilizar para fazer Comunicação dirigida, mensagens customizadas.

Claro que a ideia me agrada. Mas, ao mesmo tempo, o desafio de personalizar mensagem é realmente imenso. Uma mensagem, incontáveis formatos! É o que passa pela minha imaginação. Tem risco? Claro que sim. Exige uma estratégia focada e objetiva? Evidente! Mas, se quisermos colaborar com a continuidade do negócio, precisamos fazer o que é certo.


Sim, é a gestão de Previdência Complementar é cada vez mais profissional e complexa. A Comunicação e a Educação Previdenciária, sem dúvida, refletem antecipadamente essa característica. Mas estamos trabalhando para construir valores tangíveis e intangíveis. 

Precisamos, mais do que nunca, fortalecer e ampliar essa rede especializada de profissionais que atuam com Previdência Complementar. Precisamos fazer chegar o nosso universo previdenciário diferenciado a toda a sociedade, aos estudantes, aos universitários, aos trabalhadores, aos cidadãos do século 21 que estão inseridos na rede.

Sim, eu penso grande, sempre! A energia para pensar pequeno ou grande é a mesma. Então... Mas, cara pálida, atenção! O resultado do pensamento pequeno ou grande é totalmente diferente. A gente precisa pensar global, agir local e transformar o que está ao alcance de nossas mãos. Somos agentes de transformação social, lembra? A rede reage em escala, para o bem e para o mal. Nós sabemos disso há muito tempo. Afinal, somos previdentes.

Estar em rede é risco. Mas essa é outra marca forte de nosso trabalho. Com planejamento, com uma análise de viabilidade, como me ensinou Leonardo Viceconte Cruz (CBS Previdência) é possível avançar, primeiro em infraestrutura adequada, depois em estratégia qualificada de negócio, que inclui Comunicação e Educação Previdenciária.

Para encerrar esse post, vou incluir uma imagem que terminou de ser publicada nas redes sociais, na fan page da Fundação COPEL. Perfeita. Parabéns!


Se você gostou do recado, compartilhe! Seu clique faz a rede crescer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário