quarta-feira, 19 de junho de 2013

UMA TRIBO EM EXPANSÃO

O título do post está correto. Mas, para contar essa história, preciso voltar no tempo, só que já não consigo localizar com precisão nem o local, nem o dia. Só sei que, este ano, trabalhando em algum evento, ouvi uma declaração - aparentemente simples - que me deixou atordoada: "eu acompanho seu blog". Quatro palavras! E o meu ego foi para o espaço, num foguete de entusiasmo misturado com euforia. Pudera! O autor da declaração era literalmente uma autoridade em Educação Previdenciária: Edevaldo Fernandes da Silva (clique aqui).

Recuperei o fôlego, o suficiente para agradecer o prestígio e voltei a colocar os pés no chão. Explico: desde que decidi escrever o Conversação, escolhi a naturalização do tema Educação Previdenciária como bandeira. Para isso, utilizo recursos de expressão às vezes irreverentes, às vezes provocativos, às vezes bem humorados, com o propósito de alimentar a imaginação do leitor.


Coleção de anéis da Tiffany & Co.
Claro, fica mais adequado! Afinal, é um blog autoral. Então, reflete um pouco da identidade de quem escreve: eu! Bom, ontem tive um dia puxado e quando estava à beira de decretar o fim do meu mundo, o celular avisou a chegada de uma mensagem via e-mail. A realidade não se rende a decretos individuais!

De quem era a mensagem? Acertou! Edevaldo Fernandes da Silva. E, mais uma vez, eu não sei descrever bem o efeito energético daquelas palavras. Era um e-mail formal, registrando a minha ausência no VIII Seminário de Educação Previdenciária, realizado em junho, pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar - a PREVIC. Na sequência, para que eu pudesse acompanhar a continuidade dos trabalhos (eu assisti às sete edições anteriores), um resumo do conteúdo. 

Dá para imaginar, cara pálida, as informações que eu tinha em mãos? Dá para imaginar que a sensação era como ter um anel de brilhante em cada dedo? Dá para entender que eu não sabia o que pensar, o que interpretar? Agradeci, imediatamente. E pedi um tempo para buscar uma estratégia coerente de tratamento do assunto que não poderia ser outra senão compartilhar! 
Afinal, você é o que você compartilha, mantra do professor Gil Giardelli (ESPM/USP) sobre a sociedade digital. Então, vou fazer uma síntese dos principais pontos.

Interdependência local e global

1. Inovação foi o alinhamento conceitual do VIII Seminário de Educação Previdenciária.

2. O público do evento: 117 inscritos (dirigentes e operadores da Previdência Complementar, universitários, representantes de diferentes órgãos públicos sem envolvimento direto com Previdência Complementar)

3. Apresentação do balanço geral. Educação Previdenciária foi oficialmente demandada em 2009. Os resultados são avaliados periodicamente e as melhorias incluem: mais interatividade, mais debate e troca de experiências.

4. Objetivos para 2013
a) engajar as Entidades Fechadas de Previdência Complementar de médio e pequeno portes na proposta de desenvolver programas próprios de Educação Previdenciária.
b) realizar - no dia 15 de agosto de 2013 - uma oficina prática para as EFPC que queiram apresentar programas este ano (a data limite de entrega é dia 31 de outubro).
c) criar condições para ampliação e disseminação da confiança no setor, por meio de fomento e divulgação das vantagens da Previdência Complementar.

5. Apresentação de casos locais de sucesso das Fundações: Fusan, Copel, Sebrae Previdência e Fundação CESP.

6. Discussão  com representantes do Banco Central e da AEFBrasil sobre a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF).

7. Apresentação pela PREVIC de experiência internacional na Rede Internacional de Educação Financeira (INFE), evento que aconteceu em Praga - República Tcheca - e foi coordenado pela OCDE.

Para arrematar o formato do VIII Seminário foram montados mosaicos de conhecimento, para que a diversidade de ideias pudesse ser refletida sob várias perspectivas.

Mosaico 1 - Perfis de Investimentos. Tema discutido por representantes da Previ, Valia, Previp e Faelba para analisar:  porte institucional, perfil do participante, estágio de implantação da estratégia de gestão. Aplicação da Educação Previdenciária para promover e qualificar a ferramenta Perfis de Investimentos.

Mosaico 2 - Formação, qualificação e treinamento de dirigentes. Tema discutido por representantes da Anapar, Banesprev, Celpos e OABPrev - MG para analisar: a qualificação técnica de operadores de Previdência Complementar, responsabilidade das EFPC na qualificação de gestores, envolvimento dos dirigentes com Educação e os Programas de Educação Previdenciária das EFPC.
Mural do grafiteiro Eduardo Kobra em Nova York
Além das fronteiras

Muitas propostas de trabalho começam em escala pequena mas, pelo valor intrínseco, escapam das dimensões originais. O trabalho do grafiteiro Eduardo Kobra começou nos muros de São Paulo e ganhou o mundo: Nova York, Paris, Cidade do México, Tóquio.

A Comunicação e a Educação Previdenciária - com a "pegada do Conversação" - começou informalmente, passou para o espaço virtual e, aos poucos, ganha contribuições e visibilidade de relevância imensurável. A Embraer Prev, em abril, publicou seis artigos do Conversação na seção do portal dedicada à Educação Previdenciária. 

Estou citando PESSOAS e instituições, porque essa interação legitima um outro papel em expansão junto ao Sistema: o dos blogueiros. Existem profissionais renomados no mercado que exercem essa atividade com propriedade. São importantes influenciadores, formadores de opinião, colaboradores inspirados na ação de transformação social.

Fato é que no final de setembro, parte do que eu publico aqui - inclusive esse último conteúdo sobre o painel geral da Educação Previdenciária no Brasil registrado no VIII Seminário de Educação Previdenciária -  ganhará um formato de módulo para ser levado e apresentado em um curso pós-graduação em Previdência Complementar para a Universidade Agostinho Neto, que será realizado em Angola, com coordenação da ATEST Consultoria Atuarial. Nossa tribo está crescendo e ganhando o mundo. Sucesso sempre, para todos nós!

Se você gostou do recado, compartilhe! Seu clique faz a rede crescer!

Um comentário: